top of page

Dois pacientes, entre eles jovem com suspeita de Covid-19, morrem em hospital do Rio após falta de l

Dois pacientes, entre eles um jovem internado com suspeita de Covid-19, morreram no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, após faltar luz na unidade de saúde. Segundo o relato de um profissional que trabalha no hospital, a morte ocorreu porque o gerador de energia da unidade falhou. O diretor do hospital nega.

“Eu não acredito! Eu não acredito, gente! Nós perdemos aqui no CTI do Gazolla um jovem, um garoto de 24 anos, que internou por Covid, mas ele não morreu por Covid. Ele morreu porque não tinha luz. Faltou luz. Não tem gerador nesse hospital aqui”, desabafou um profissional de saúde, sem se identificar.

A TV Globo confirmou que o funcionário do hospital estava relatando a morte do paciente Bernardo dos Reis Santos, de 24 anos. O jovem estava internado na unidade de terapia intensiva do Ronaldo Gazolla desde sábado (2). A família se surpreendeu ao receber a notícia.

“O médico me falou que ele teve uma parada cardíaca uma e quarenta da tarde. Sendo que ontem, a febre já tinha passado e a gente tava toda esperançosa”, explicou um familiar.

O atestado de óbito demonstra que a morte de Bernardo aconteceu 13h35, 15 minutos depois que a energia caiu.

Geradores antigos sem bateria

Médicos e enfermeiros que estavam de plantão disseram que a falta de energia durou cinco minutos. Segundo eles, o gerador não funcionou e alguns respiradores antigos do hospital estão sem bateria.

Também segundo os profissionais, 11 pacientes tiveram parada cardíaca e as equipes se dividiram para tentar socorrer todos. Nove conseguiram ser salvos. No total, 70 pessoas estão internadas na UTI do Ronaldo Gazolla.

Uma delas era Sheyla Therezinha Ferreira Gomes, de 59 anos, que precisou ser reanimada e resistiu por uma hora, mas acabou morrendo às 14h30. A mulher havia sido transferida para o Ronaldo Gazolla na quinta-feira (7).

A Light, concessionária de energia, confirmou a queda de energia no Ronaldo Gazolla, informando que um tiro atingiu a linha que abastece a unidade.

O diretor do hospital nega que a queda de luz tenha relação com as mortes.

Funcionários tentam usar substituto a respiradores

Em mensagem enviada à equipe de reportagem, uma funcionária contou que, na falta de respiradores, a opção foi usar uma bolsa de ar chamada “ambu”, com oxigênio, para substituir o equipamento.

Só que para usar o “ambu”, os funcionários disseram que é preciso usar um filtro de proteção, para evitar a contaminação. Esse filtro, segundo os relatos, está em falta no hospital. “Temos um para cada dez pacientes”, contou um dos colaboradores, sem se identificar.

Médicos pedem ajuda

No domingo passado, as equipes disseram ao RJ2 que seis pacientes entubados morreram devido à falta de sedativos e remédios para pressão. Em meio a isso, os médicos do hospital pedem ajuda para conseguir socorrer as pessoas.

“Por favor, alguém ajude a gente! Alguém ajuda. O hospital não tem medicação. O hospital falta tudo”, pediu outro profissional, que também não se identificou.

Fonte: G1

3 visualizações0 comentário
bottom of page