O Brasil tem a maior rede de bancos de leite humano do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. São 217 postos de coleta em todos os estados do país. Nesta quinta-feira (19), será comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, data criada para estimular e mobilizar a população para a doação de leite materno.
Veja abaixo:
Qual é a importância de doar?
Quem pode doar?
Quais são os cuidados importantes durante a coleta?
Onde doar?
Qual é a importância de doar? A doação de leite materno aumenta as chances de recuperação e sobrevivência de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais.
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer quantidade doada pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição.
Ainda de acordo com a pasta, o leite materno doado passa por um processo que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.
O leite humano é considerado o alimento de ouro pelo Ministério da Saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos e cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano graças ao aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida. Quem pode doar? Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Quais são os cuidados durante a coleta? Antes do procedimento, é importante lavar as mãos com água e sabão e higienizar a mama com água. Além disso, é recomendado o uso de máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.
Depois, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão. O material deve ser fervido por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Onde doar? A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).
São 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros e, ainda, 217 postos de coleta. Para encontrar o banco mais próximo, veja a lista de acordo com a sua localidade no site da rBLH-BR ou ligue no telefone 136. Fonte: G1
Comments