top of page

Cura para a calvície? Cientistas japoneses criam cabelo em laboratório



Cientistas da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, deram um passo importante para resolver um problema que atrapalha a autoestima de milhões de pessoas: a perda dos fios de cabelos. Eles conseguiram criar folículos capilares – estruturas nas quais os cabelos crescem – usando células de camundongos.


A pesquisa foi publicado no Journal of Bioscience and Bioengineering na última sexta-feira (21/10). Para o experimento, os cientistas realizaram um arranjo especial a partir de dois tipos de células: as epiteliais e as mesenquimais.


As células epiteliais são as que formam os tecidos humanos, que cobrem o interior e o exterior do corpo. Já as mesenquimais são células-tronco multipotentes, encontradas ao redor de pequenos vasos sanguíneos presentes no tecido conjuntivo e na medula óssea. Os folículos pilosos, onde os pelos crescem, são formados pela interação das duas células.


Após seis dias de cultura in vitro, os cientistas obtiveram folículos pilosos com cerca de 96% de eficácia. Implantados na pele dos camundongos, eles geraram ainda mais folículos e, depois de 23 dias, fios que se estruturam a partir deles alcançaram 0,03 centímetros de comprimento.


Os cientistas acreditam que, no futuro, o procedimento pode ser seguro e eficiente para ser usado em tratamentos contra a calvície. No entanto, por conta de questões éticas, a técnica ainda não foi testada em células humanas.


Fonte: Metrópoles

3 visualizações0 comentário
bottom of page