top of page

Covid na China: o que levou país a impor confinamento aos 25 milhões de habitantes de Xangai



A China ordenou a maior quarentena desde que a pandemia de Covid-19 começou há mais de dois anos.


A cidade de Xangai, com 25 milhões de habitantes, ficará em confinamento em duas fases durante nove dias, período em que as autoridades vão realizar testes de Covid-19 em todos os cidadãos. A cidade — um importante centro financeiro — enfrentou uma nova onda de infecções no mês passado. Porém, até agora, as autoridades resistiram em colocar toda a cidade em lockdown para evitar atrapalhar demais a economia. No entanto, depois que o local registrou 2,6 mil casos de Covid no sábado (26), o maior número diário de desde o início da pandemia, as autoridades parecem ter mudado de ideia.

Esse número de infecções não é alto para alguns padrões internacionais.

Para ter ideia, o Brasil registrou 10,2 mil casos no domingo (27), e a última vez que o país teve uma média móvel diária de casos abaixo de 2,7 mil foi em abril de 2020, há quase dois anos.

No pico da variante ômicron, em fevereiro de 2022, o Brasil chegou a alcançar uma média móvel diária de 189 mil casos. Uma cidade dividida em duas O confinamento em Xangai acontecerá em duas etapas, com restrições na zona leste da cidade a partir desta segunda-feira até 1º de abril, e na zona oeste entre os dias 1º a 5 de abril.

O transporte público será suspenso e empresas ou fábricas terão que interromper as operações ou trabalhar de forma remota, anunciaram as autoridades.

O governo da cidade postou as instruções em sua conta do WeChat, aplicativo muito popular entre os chineses, pedindo que a população "apoie, compreenda e coopere com o trabalho de prevenção e controle de epidemias".

Outros lockdowns durante a pandemia afetaram províncias chinesas inteiras, embora muitas vezes as pessoas ainda pudessem viajar nessas regiões.

Mas Xangai, devido à alta densidade populacional, é a maior cidade inteira a ser colocada em quarentena até o momento. Trata-se da capital comercial da China e, segundo alguns parâmetros, a maior cidade do país.

Neste momento, é uma das áreas mais atingidas pela Covid, enquanto a China luta para conter o espalhamento da variante ômicron do coronavírus, que está por trás dos recordes de novos casos registrados nas últimas semanas.

As autoridades disseram que, até agora, o porto e o centro financeiro localizado em Xangai devem continuar funcionando para o bem da economia. A abordagem escalonada para esse confinamento significa que metade da cidade ainda permanecerá ativa, enquanto a outra parcela estiver em lockdown. Milhões de residentes em outras cidades chinesas foram submetidos a restrições completas, muitas vezes após um número relativamente pequeno de casos de Covid-19. A política de 'Covid zero' O recente aumento de casos na China, embora pequeno em comparação com o registrado em vários outros lugares do mundo, é um grande desafio à estratégia de "zero Covid" que este país empreendeu desde o início da pandemia.

O governo tem ordenado bloqueios rápidos e restrições agressivas para conter qualquer novo surto de casos.

A política diferencia a China da maioria dos outros locais que tentam agora conviver com o vírus. Mesmo em países que adotaram a política "zero Covid" no passado, como Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, houve uma mudança de postura mais recentemente, com o alívio de algumas restrições.

O principal motivo para o fim dessa visão de abafar qualquer surto no início foi a variante ômicron, que é mais transmissível que todas as outras versões anteriores do coronavírus. Essa linhagem provocou recordes de novos casos em várias partes do mundo, embora a proporção de hospitalizações e mortes tenha sido significativamente menor em relação às ondas anteriores. A disponibilidade de vacinas e tratamentos eficazes, especialmente nas nações mais ricas, foi outro fator que permitiu o alívio de muitas das restrições que marcaram os últimos dois anos. Alguns moradores de Xangai reclamaram dos intermináveis ​​ciclos de testes, sugerindo que o custo de uma política de "Covid zero" se tornou muito alto.


Fonte: G1

2 visualizações0 comentário
bottom of page