top of page

Covid: Longas filas na madrugada marcam 1º dia de vacinação para pessoas a partir de 37 anos no DF


 
 

O início da vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 37 anos, na manhã desta sexta-feira (23), foi marcado por longas filas no Distrito Federal. Em busca da primeira dose, algumas pessoas chegaram aos postos ainda na noite de quinta (22). A aplicação começou às 8h para pedestres e inicia às 9h no modelo drive-thru.

O mutirão de vacinação ocorre em 96 pontos da capital (veja endereços abaixo) e não precisa de agendamento. Por volta das 5h, havia fila em diversas regiões, como Taguatinga, nas asas Norte e Sul, Riacho Fundo e Águas Claras. No posto drive-thru da Unieuro, em Águas Claras, um dos primeiros da fila chegou por volta das 20h desta quinta-feira (22). O morador contou à TV Globo que deixou o veículo estacionado no local e chegou a ir em casa durante a madrugada e voltar para aguardar a imunização.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, que atende pedestres, um casal chegou na fila por volta das 3h30. No local, os profissionais decidiram antecipar o serviço e começaram a vacinar a população por volta das 6h30.

Além da espera, os moradores tiveram que enfrentar o frio. No início da manhã, os termômetros chegaram a marcar 11ºC. A máxima prevista para o dia é de 28ºC. Público O governo estima que as faixas etárias de 37, 38 e 39 anos têm 50 mil pessoas. Entretanto, contando com o público acima dos 40 anos que não se vacinou, há expectativa de que 300 mil pessoas procurem a imunização.

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão 100 mil doses ao total. A expectativa do Executivo é de que todas sejam usadas.

Caso sobrem doses do mutirão de vacinação do fim de semana, na segunda-feira (26), o esquema terá continuidade. Segundo o GDF, não há agendamentos marcados para esta sexta. Para garantir o serviço em mutirão, a pasta convocou 500 profissionais para atuarem exclusivamente nas bases de vacinação. Haverá ainda 23 carros para a logística e distribuição das doses, inclusive se houver necessidade de reposição. Fonte: G1

10 visualizações0 comentário
bottom of page