top of page

Covid-19: Hospital Universitário de Brasília recebe 15 pacientes vindos de Manaus


 
 

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu, na madrugada deste domingo (17), 15 pacientes que aguardavam atendimento em Manaus. A transferência ocorre no momento de colapso do sistema de saúde do Amazonas, que enfrenta a segunda onda de infecções pelo novo coronavírus.


A capital amazonense enfrenta uma crise de falta de insumos e de materiais, como cilindros de oxigênio. Mais de 6,1 mil pessoas já morreram no estado. No sábado (16), o Amazonas registrou 50 novas mortes por Covid e 2.856 novos infectados.

Uma aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Manaus a 0h33 e pousou em Brasília às 3h10. Da Base Aérea, os pacientes foram encaminhados para a enfermaria do hospital universitário, em ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. 20 leitos de enfermaria Segundo informações da assessoria de imprensa do HUB, toda a infraestrutura e os insumos necessários foram preparados na unidade de Pronto-socorro, onde já funcionavam 10 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. O espaço agora conta com 20 leitos de enfermaria, todos com suporte de oxigênio. O HUB informou ainda que tem sete ventiladores mecânicos disponíveis para manter esses pacientes até a disponibilização do novo leito. “Estamos participando dessa ação humanitária que vai acolher o povo amazonense e esperamos contribuir para que a rede de serviços de Manaus tenha fôlego para voltar a exercer a função de cuidar das pessoas”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha. A Secretaria de Saúde do DF garante que caso haja necessidade de encaminhar algum paciente para UTI, que os hospitais da rede pública já estão preparados para esse atendimento.

Ao todo, 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistente sociais e nutricionistas são responsáveis por cuidar do setor onde estão os pacientes transferidos de Manaus.

Além de tratar a doença, a equipe deverá fazer contato por meio de chamadas de vídeo com os familiares que ficaram em Manaus. “Recebemos essas pessoas com muito carinho, muito zelo. São pacientes que estão muito sofridos, buscando um ar para respirar e não estão encontrando”, disse Patrícia Amorim, que faz parte da equipe de enfermeiros. “Apesar do cansaço e insegurança, o que nos faz seguir em frente é saber que podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, acrescentou a médica e chefe da Unidade de Pronto-Socorro, Álida Santos. Atendimento O espaço exclusivo para pacientes com Covid -19 foi criado pelo HUB em abril de 2020. O local chamado de Unidade de Manejo da Síndrome Respiratória Aguda Grave (USRAG) chegou a ter 40 vagas, entre leitos de UTI e enfermaria. Desde o início da pandemia, o HUB já atendeu mais de 400 pacientes.

"Quanto mais pacientes vierem, melhor porque alivia de maneira direta o que está acontecendo lá. Nós estamos fazendo esse esforço . É uma participação muito bonita. Esperamos ter sucesso e com certeza teremos", disse Oswaldo Ferreira, presidente Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que disponibilizou 205 leitos em nove hospitais universitários federais da rede. Ao todo, 47 pessoas já foram transferidas.

As transferências estão sendo coordenadas pelo Ministério da Saúde e pela FAB.


Fonte: G1

6 visualizações0 comentário
bottom of page