top of page

Caso Lucas Viana: médico alerta para os perigos do cigarro eletrônico



O empresário e modelo Lucas Viana precisou ser socorrido às pressas após fumar cigarro eletrônico. O vencedor da 11ª edição de A Fazenda relatou ficar sem ar e precisar ser hospitalizado depois de utilizar um vape. Os médicos alertam para perigos ainda mais sérios.


“Ficar sem ar é apenas a ponta do iceberg. A situação é muito mais grave e alarmante do que parece”, adverte o neurologista Wanderley Cerqueira de Lima, do Hospital Albert Einstein.


Riscos do cigarro eletrônico


De acordo com o profissional, o uso diário de cigarros eletrônicos causa estado inflamatório em vários órgãos do organismo, incluindo o cérebro. Novas pesquisas indicam que seu uso também pode desregular alguns genes.


O médico explica que os efeitos variam dependendo da nicotina e dos sabores líquidos, que influenciam a forma como o corpo responde às infecções. “Vapes de menta, por exemplo, deixam as pessoas mais sensíveis aos efeitos da pneumonia bacteriana do que outros aromatizantes”, revela o neurologista.


Cerqueira de Lima alerta que as células imunológicas parecem ser desativadas à medida que os pulmões são continuamente encharcados com produtos químicos. Esse processo enfraquece as defesas do organismo contra ameaças como pneumonia ou câncer.


Mesmo os vapes sem sabor são perigosos, como aponta o médico. Isso porque eles ainda possuem outros aditivos químicos em sua composição, como propilenoglicol, glicerina, formaldeído e a própria nicotina, que reconhecidamente causa câncer. “O cigarro eletrônico também não é recomendado para gestantes, pois causa danos na gestação”, destaca o especialista.


O impacto no cérebro


O neurologista estima que milhões de adultos jovens usam os cigarros eletrônicos hoje, já que a maior parte dos usuários têm entre 18 e 24 anos. “É assustador o que pode estar acontecendo em seus cérebros, afetando sua saúde mental, alterações comportamentais e transtorno de humor no futuro”, declara o médico.


Fonte: Metrópoles

11 visualizações0 comentário
bottom of page