top of page

Bolsonaro diz que não vai vacinar filha de 11 anos, contrariando indicações da ciência


 
 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (27) que não vai vacinar a filha contra a Covid-19. "Espero que não haja interferência do Judiciário porque a minha filha não vai se vacinar, tem 11 anos de idade", afirmou. Ele deu a declaração durante visita a São Francisco do Sul, no Norte catarinense, onde deve passar o réveillon com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.


"A questão da vacina para criança é muito incipiente ainda, o mundo ainda tem muita dúvida”, afirmou aos jornalistas. O presidente da República também disse que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai se manifestar sobre a vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos no dia 5 de janeiro.

As declarações de Bolsonaro sobre a imunização desse público contrariam indicações da ciência. A Associação Médica Brasileira (AMB) afirmou, em nota, ser “integralmente a favor” da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da vacina da Pfizer em 16 de dezembro para essa faixa etária.

A AMB destaca que, nos Estados Unidos, mais de 7 milhões de crianças já receberam a vacina da Pfizer, o que mostra que a efetividade da vacinação “em mundo real”.

Além da manifestação da associação, uma nota técnica assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, e enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que a vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos é segura. "Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada", diz Melo na nota técnica.

A nota técnica busca subsidiar a posição da Advocacia-Geral da União (AGU) em ação movida pelo PT no STF, que cobra um cronograma de imunização de crianças contra a Covid-19. O ministro Ricardo Lewandowski determinou que o cronograma deva ser definido até 5 de janeiro de 2022.

O magistrado também pediu que o governo explique a decisão de recomendar a vacinação de crianças apenas com prescrição médica. SC vai vacinar sem receita médica Santa Catarina decidiu que vai vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 sem prescrição médica. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta segunda-feira (27), com representantes estaduais e dos municípios catarinenses.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que aguarda informações do Ministério da Saúde sobre a compra da vacina e orientações sobre quando as crianças vão ser incluídas no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid. No estado, a população na faixa etária dos 5 aos 11 anos está estimada em 642.800. Viagem a SC Em São Francisco do Sul, Bolsonaro foi recebido por eleitores por volta das 14h30. Houve aglomeração. Em Santa Catarina, de acordo com decreto estadual, é possível ficar sem máscara de proteção contra Covid-19 ao livre, mas apenas em casos em que é possível manter distanciamento. Quando há aglomeração, a máscara é obrigatória mesmo em locais abertos. Bolsonaro ficará hospedado no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul. O espaço é administrado pela 5ª Divisão do Exército Brasileiro. A expectativa é de que ele passe o réveillon no estado acompanhado da família.


Fonte: G1

8 visualizações0 comentário
bottom of page