top of page

Boliviano que trabalhava na saúde há 20 anos é o primeiro médico a morrer de Covid-19 no Tocantins



O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins confirmou a morte do médico Augusto Aponte Rivero, de 63 anos, em decorrência da Covid-19. O óbito foi neste domingo (14), em um hospital de Palmas. O profissional é o primeiro médico a morrer com coronavírus no estado.


O Augusto Aponte era boliviano e concursado da Secretaria Estadual da Saúde (SES) há mais de 20 anos. Ele atuava no Hospital Regional de Porto Nacional, na região central do estado.

De acordo com o sindicato, Augusto Aponte era natural Santa Cruz de La Sierra e formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele se especializou em saúde pública no Chile em 1989 e vivia no Tocantins desde 1994.

O médico tinha problemas renais e fazia hemodiálise há quatro anos. “Neste momento de grande consternação e dor, o Sindicato manifesta sua solidariedade com os amigos, colegas de trabalho e família do nosso colega Augusto, um pai amoroso e cuidadoso com seus quatro filhos”, lamentou o Simed em nota.

A Secretaria de Estado da Saúde disse, em nota, que lamenta a morte do médico Augusto Aponte Rivero, vítima de complicações por Covid-19. "Ele era servidor do Hospital Regional de Porto Nacional há mais de cinco anos e estava afastado por licença médica desde janeiro de 2020", disse o governo. Covid-19 no Tocantins O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, neste domingo (15), informou que o estado tem 6.972 diagnósticos e 132 mortes por Covid-19.

Em relatório divulgado também durante o fim de semana, o governo do estado informou que desde o início da pandemia foram 240 casos de coronavírus confirmados em profissionais da área da saúde, considerando apenas os servidores do governo estadual.


Fonte: G1

12 visualizações0 comentário
bottom of page