top of page

Após paralisação por falta de vacina, secretário de saúde de SP pede calendário mais realista


 
 

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse na manhã desta terça-feira (22) que é importante ter um calendário de vacinação contra a Covid "realista" e que esteja adequado com a disponibilidade de vacinas.


"E também [é importante] que a gente tenha sempre um calendário que seja muito realista, que esteja adequado com a disponibilidade de vacina e com essa boa vontade da população que quer ser vacinada", disse Aparecido.

Nesta terça, a vacinação foi paralisada na capital paulista por falta de doses, com previsão de retorno nesta quarta-feira (23), após a reposição dos postos.

O município diz que não recebeu remessas o suficiente do governo estadual, que por sua vez atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde. "Com o alargamento da chamada pirâmide, ou seja, a gente passa a descer nas faixas etárias onde tem o maior contingente de pessoas, é fundamental que nesse momento o abastecimento seja mais regular e, no caso da cidade de são Paulo, seja cada vez maior", disse Aparecido. O secretário disse ainda que houve alta procura da população pela imunização e que assim que a capital receber as doses esperadas, as unidades de saúde serão reabastecidas. "Para podermos imediatamente retomar a partir de amanhã a vacinação com as pessoas de 49 anos e também com as pessoas que precisam tomar a segunda dose nessa semana, que são as pessoas que tomaram a AstraZeneca".

Aparecido falou também da competição entre as capitais para ver quem imuniza mais rápido a população.

"Óbvio que as disputas são positivas nesse caso, ver quem mais aplica vacina, mas também manter canais ágeis de comunicação entre os três entes federados no processo não só do abastecimento, mas da aplicação da vacina é cada vez mais necessário".

O secretário ressaltou ainda a decisão da capital paulista de escalonar a vacinação por idade, em vez de seguir o que foi anunciado pelo governo estadual.

"A prefeitura escalonou a vacinação exatamente para não ter falta da vacina, isso foi absolutamente imprescindível, tanto é que nós só fomos ter a falta da vacina ontem na repescagem". Postos sem vacina Nesta segunda-feira mais de 60% dos 479 postos ficaram sem vacina ao longo do dia. O levantamento do G1 foi feito com dados da plataforma "De Olho da Fila", criada pela prefeitura para indicar a situação da fila em cada local.

Os dados mostram que a falta de vacinas aumentou ao longo do dia. Em levantamento feito às 13h20, eram 155 os locais com a descrição "Não funcionando", o que correspondia a 32% do total.

Nas redes sociais, moradores das zonas Norte e Leste, muito afetadas pelo desabastecimento, relatam que a falta de doses acontece desde sábado (19). Em nota, a prefeitura afirma que "ocorreu desabastecimento pontual", mas que o "remanejamento está ocorrendo".


Fonte: G1

8 visualizações0 comentário
bottom of page