top of page

Aplicativo monitora e orienta pacientes com Covid-19 gratuitamente



Com o aumento dos casos de Covid-19 — que lotam os hospitais e dificultam o atendimento de pacientes infectados —, muitas pessoas demoram para conseguir um diagnóstico. Pensando nisso, a HealthYou, startup especializada em dados de saúde, lançou um serviço gratuito em seu aplicativo, o HealthYou Brasil, capaz de realizar a triagem e a identificação de pacientes que podem ter contraído o vírus Sars-CoV-2.


"A nossa ferramenta pode ajudar a rastrear, monitorar, avaliar e orientar remotamente a população em relação à pandemia. Ela ajuda no diagnóstico da doença e no acompanhamento dos pacientes de forma assertiva", conta Robson dos Reis Almeida, diretor da plataforma. "Acreditamos que ela também pode ajudar as entidades de saúde a tomarem decisões mais precisas na avaliação de cada indivíduo".

A triagem inicial é feita por meio de perguntas simples para saber qual é o grupo de risco que o usuário está: baixo, moderado, alto ou crítico. Nesse momento são checadas informações sobre seus hábitos, possíveis sintomas, medicamentos utilizados e doenças pré-existentes. Se o caso for crítico, a rede direciona a pessoa para o teleatendimento 24h e, posteriormente, para unidades de atendimento indicadas por geolocalização.


Para os demais casos, há um acompanhamento online sobre a evolução do quadro do usuário, que recebe informações periódicas sobre seu estado. Assim, é criado um prontuário online gerenciado pelo paciente para facilitar seu atendimento. Essa ficha clínica ainda é disponibilizada para os hospitais a fim de facilitar os atendimentos.


Nos últimos 40 dias foram realizadas, em média, 15 mil triagens. Oito mil pessoas foram classificadas nos grupos de risco e 4 mil usuários estão sendo monitorados 24h. "São aproximadamente 800 enfermeiros que atuam conosco seguindo o protocolo de atendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirma Almeida.


Para quem ainda tiver dúvidas sobre o novo coronavírus e quiser saber mais, há um chatbot interativo com capacidade de responder 5 mil acessos simultaneamente. "Nosso objetivo é compartilhar as informações com as redes de saúde para que elas possam tomar decisões cada vez mais produtivas e preventivas contra a pandemia", diz o diretor da HealthYou. Para saber mais, basta acessar o site. O aplicativo HealthYou Brasil está disponível no Google Play e na Apple Store.


Fonte: Revista Galileu

13 visualizações0 comentário
bottom of page