top of page

Agentes de saúde de cidade de SC flagram pessoas com Covid-19 descumprindo isolamento social



Em Içara, no Sul catarinense, agentes de saúde flagraram nesta semana três pessoas com Covid-19 e outras sete com suspeitas da doença descumprindo o isolamento social. A maioria delas estava trabalhando. O município tem 20 pacientes infectados, sem mortes. Santa Catarina já passa dos 5,6 mil registros de coronavírus, com 98 óbitos.


Os flagrantes em Içara ocorreram depois que a Vigilância Sanitária, que faz o monitoramento de quem testou positivo ou que são casos suspeitos de coronavírus, não conseguiu contatar essas pessoas. Nesses casos, a primeira providência é ir até o local de trabalho delas.

Uma unidade de saúde do município também recebeu denúncias ao longo da semana de que pessoas infectadas ou com sintomas da doença não estavam respeitando a orientação das autoridades sanitárias de ficar em isolamento domiciliar e que algumas, inclusive, estavam indo trabalhar.

"Essas pessoas vão se responsabilizar, ser enquadradas numa penalidade, porque a partir do momento que elas assinam um termo de responsabilidade, infringindo esse termo, elas acabam sofrendo essas penalidades", disse Janaína Prudêncio de Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica que acompanhou a fiscalização.

Ela reforça que sejam respeitadas as regras de distanciamento social. "A gente pede que as pessoas, a partir do momento que passam pela avaliação médica, e recebam orientação do isolamento, que elas cumpram, tanto as que não fizeram o exame mas que o profissional de saúde orientou que elas fiquem em isolamento, e mais ainda as pessoas que têm o resultado positivo", declarou. Nessas situações, as pessoas flagradas são notificadas e orientadas a voltar para casa. Se houver resistência, respondem criminalmente e podem até ser presas por estarem descumprindo a legislação e colocando em risco a vida ou saúde de outras pessoas.


Fonte: G1

24 visualizações0 comentário
bottom of page