YouTube vai destacar vídeos de hospitais como fontes confiáveis sobre saúde


Para dar mais confiabilidade a informações médicas, o YouTube passará a marcar com o rótulo “hospitais credenciados” os vídeos oficiais destas fontes consagradas. Desde o início do ano, o Google busca parcerias com instituições de saúde internacionais para oferecer conteúdo de qualidade e confiável.


Na versão para aplicativos móveis, já é possível notar uma caixinha informativa com o alerta “De um hospital credenciado”, localizada entre o nome do vídeo e a barra de ações do YouTube. Ela será clicável e mostrará dados sobre por qual razão essa é uma fonte confiável.


No vídeo de demonstração, foi possível ver uma frase em inglês que equivale a: "Aprenda como os especialistas definem as fontes de saúde em uma publicação da Academia Nacional de Medicina". A National Academy of Medicine é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que desenvolveu os princípios usados pela plataforma de vídeos.


A caixinha vai funcionar de modo similar ao que ocorre com os rótulos de teorias conspiratórias e boatos. Hoje, quando detecta um material de caráter mentiroso, o algoritmo automaticamente o classifica e oferece ajuda para o espectador identificar criadores de conteúdo mais confiáveis.


Esse recurso é chamado "dicas de contexto" e tem como objetivo ajudar na navegação segura das pessoas. Nos últimos meses, em decorrência da politização do tema saúde e COVID-19, diversas fontes com informações falsas usaram o YouTube como trampolim para a viralização da mentira, em especial sobre vacinas.


Ajustes no algoritmo da busca


Como forma de apoiar a disseminar conteúdo verídico, o algoritmo da rede está em fase de aprimoramento para ressaltar o material verificado, em detrimento dos que propagam mentiras. Muitos desses vídeos falsos acabam alcançando posto de destaque nos resultados por conta da quantidade elevada de visualizações.


A plataforma também começará a exibir um carrossel de informações com sugestões de fontes confiáveis no topo da tela em assuntos relacionados à saúde. Quando a pesquisa envolver temas que algum hospital credenciado já tenha material, a pessoa será convidada a assistir de imediato. Além de hospitais, devem ganhar destaque vídeos de órgãos e entidades especializadas.


O Google está cada vez mais engajado na batalha contra as fake news em suas plataformas. Um exemplo é o ajuste no mecanismo de busca orgânica para mostrar locais próximos onde está ocorrendo a vacinação. Em abril, a companhia anunciou uma série vídeos de utilidade pública sobre vacinas contra a COVID-19. Em novembro do ano passado, o YouTube adotou ferramenta de checagem de fatos nas em buscas sobre a pandemia.


A empresa analisa formas de difundir os critérios de elegibilidade e avalia a inclusão de outras fontes oficiais nesse rol de destaque. Ainda não há previsão de quando isso deve chegar ao Brasil nem quais entidades brasileiras serão credenciadas.


Fonte: CanalTech

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