VSR: uma das doenças que mais afetam os bebês

Uma das doenças que podem afetar os bebês nos primeiros anos de vida, mas que poucos falam a respeito é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O VRS consiste em uma doença respiratória causada por um vírus. Ela geralmente causa sintomas parecidos com os da gripe, como nariz entupido, tosse seca e febre baixa.

Para maioria das pessoas, ela não causa maiores complicações. Contudo, no caso de crianças pequenas pode ser perigosa e até fatal. Na realidade, o VRS é uma das principais causas de bronquiolite (inflamação nos pulmões) e pneumonia em crianças menores de um ano.

A transmissão do VRS pode ocorrer pelas gotículas expelidas quando a pessoa infectada tosse ou espirra e também quando a pessoa toca em alguma superfície na qual há gotículas com o vírus.

A prevenção do VRS em crianças pequenas envolve principalmente os cuidados dos pais e pessoas próximas. É importante lavar as mãos antes de pegar os pequenos no colo. E também evitar que pessoas com sintomas de gripe ou outras doenças tenham contato com o bebê.

Os principais sintomas do VRS são: Nariz entupido; Tosse seca; Febre baixa; Dor de garganta; Febre; Tosse severa; Bebê faz um chiado na hora de respirar; Respiração rápida, curta ou dificuldades para respirar; Pele fica mais azulada devido à dificuldade para respirar; Bebê não se alimenta bem; Bebê fica mais desanimado e/ou irritado. Diante desses sintomas, é muito importante entrar em contato procurar ajuda médica.

Infelizmente, ainda não há tratamento exato para o VRS. O que é feito são os tratamentos para aliviar os sintomas do VRS, como a dificuldade para respirar. Em alguns casos, pode ser necessário que o bebê fique internado.

Fonte: Bebê Mamãe

#bebês #doença #VSR

2 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram