Veja como substituir três alimentos que aumentam o risco de diabetes


 
 

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso e está associada ao consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e açúcar. A condição está associada a doenças mortais, como o diabetes e o infarto.


Por isso, uma boa maneira de diminuir as chances de desenvolver diabetes é seguir uma dieta equilibrada, que seja rica em nutrientes e vitaminas. No Brasil, cerca de 12,5 milhões de pessoas têm diabetes e o número tende a crescer nos próximos anos, visto que 14 milhões de pessoas são pré-diabéticas, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.


Segundo a nutricionista Thaiz Brito, diminuir a ingestão de alimentos que aumentam o açúcar no sangue rapidamente é uma boa recomendação para evitar a condição.


Além disso, é importante priorizar a ingestão de alimentos ricos em fibras. “Eles são ótimos aliadas do controle da glicemia” afirma. Alguns exemplos de alimentos que são fonte de fibras são cereais integrais, caso da aveia e da linhaça; e frutas, como a ameixa e o abacate.


Confira três trocas alimentares que previnem o diabetes


Faça lanches mais saudáveis


Em entrevista ao jornal britânico The Sun, a especialista em longevidade e bem-estar Alona Pulde comenta que comer alimentos saborosos de vez em quando é bom. Entretanto, é importante buscar um equilíbrio.

Para Pulde, substituir lanches com muita gordura e sódio por opções saudáveis ​​e ricas em nutrientes é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de diabetes. “Experimente vegetais e molhos como guacamole ou homus. Grão de bico torrado e pipoca também são boas opções”, afirma.


Inclua cereais integrais


De acordo com a especialista, os grãos integrais ajudam a nos manter saciados por mais tempo e, ao proporcionarem fibras, colaboram colaboram com a digestão. Esse tipo de alimento também é uma boa opção para substituir carboidratos.

“Escolha grãos integrais ricos em fibras em vez de grãos refinados desprovidos do nutriente. A fibra melhora os níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de diabetes. Experimente arroz integral, pães integrais, massas de lentilha ou feijão e outros grãos como quinoa”, recomenda Pulde.

Cuidado com os refrigerantes


Uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar, quantidade que diminui a ação da insulina no organismo. Com isso, é normal sentir mais fome.


Se ingeridas regularmente, essas bebidas podem, inclusive, levar ao desenvolvimento de diabetes. A nutricionista indica que eles sejam substituídos por água saborizada, chás de ervas ou vitaminas.


Sucos naturais também podem ser boas opções, mas ela ressalta que as versões industrializadas possuem alto teor de açúcar e têm um efeito ruim para o corpo quando consumidas em excesso.


“Mudar a dieta, particularmente para uma dieta baseada em vegetais de alimentos integrais (rica em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes), é a primeira coisa a se fazer para prevenir e até reverter o diabetes”, acrescenta a especialista.


Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário