Quem é engajado com a sua rotina de treinos de musculação está sempre em busca do algo mais em prol da sua performance. Paralelamente, surgem muitas dúvidas tanto no período pré-treino quanto no pós-treino. Nesse sentido, saiba logo na sequência como que se deve fazer o aquecimento corretamente.
Respostas para o seu aquecimento ideal
“O primeiro ponto que nós temos que entender é que o aquecimento requer um grau de intensidade. Se for leve demais, não vai fazer diferença nenhuma. No aquecimento, você deve sentir um estímulo mediano, ou seja, abaixo do treinamento e acima da inércia que você está!”, argumenta o treinador Leandro Twin.
Outra questão que Leandro esclarece é que não deve haver comparação, ou seja, trabalhada de acordo com o caso de cada um. O profissional detalhou também que precisa acontecer a dedicação para os músculos.
“O segundo ponto: o aquecimento precisa ser de forma específica. Deve bombear sangue para os músculos que serão trabalhados e aumentar a lubrificação articular das articulações que serão trabalhadas”, complementa.
Acréscimos
É o tipo de situação recorrente nas academias. Há uma estimativa de que dois terços das lesões são originadas pela falta de trabalho. Vale lembrar que tornou-se comum na academia pessoas, que giram os braços ou utilizam halteres de 1kg com movimentos repetitivos descoordenados. São ações que não levam o aquecimento para lugar nenhum.
“Portanto, o melhor exercício é sempre o primeiro de cada grupamento muscular. Se o primeiro exercício do dia for o agachamento livre, eu vou usar ele para o aquecimento. Porém, não vou usar toda a carga que conseguiria, vou utilizar aproximadamente 50%. Isso parece uma carga alta para um aquecimento, mas é o que precisamos. Algo que gere algum desconforto”, esclarece Twin.
Consiste em nada mais nada menos do que três séries de aquecimento. Por exemplo: quem agacha com 50kg de cada lado vai fazer o aquecimento com 25kg de 15 a 20 movimentos, com um minuto de intervalo entre essas séries.
“Fazendo esse tipo de aquecimento você vai sentir um pump (aumento de fluxo sanguíneo) e você pode até se sentir um pouquinho cansado, mas é exatamente isso que queremos. Depois para ir para o nosso primeiro exercício de fato com a carga máxima, você pode esperar até 3 minutos para poder recuperar bem. Assim você estará devidamente aquecido”, finaliza Leandro Twin.
Fonte: Sportlife
Comments