Veja cinco sinais de alerta que a língua emite sobre sua saúde


 
 

A língua é um músculo essencial para mastigar, engolir e falar. Além disso, ela pode emitir sinais importantes sobre a saúde em geral. Em algumas situações, inchaços e mudanças na textura da língua sugerem alterações no funcionamento do corpo.


Veja algumas características que devem ser olhadas com atenção:


Língua Branca


Esse é um dos quadros mais comuns, especialmente em crianças e idosos. A placa branca que se forma na língua pode ser um sinal de candidíase oral, quando ocorre uma proliferação de fungos por conta de má higiene ou de um sistema imune enfraquecido. Nestes casos, recomenda-se reforçar a higiene bucal, inclusive fazendo uso de enxaguante.


Para o The Sun, o médico Ross Perry comenta que a língua branca também pode ser causada pelo uso de alguns remédios. Caso ocorra junto com a sensação de queimação, deve-se checar se o paciente apresenta baixo teor de ferro ou deficiência de vitamina B12.


Outra condição que pode se manifestar no músculo é o líquen plano, uma inflamação que afeta diferentes partes do corpo. Por isso, se esse sinal persistir, procure um médico.


Sensação de ardência na língua


A sensação de ardência na língua pode estar associada a irritações no órgão. “Se nenhum trauma tiver ocorrido, pode ser devido a uma condição ligeiramente rara chamada Síndrome da Língua Ardente, que deve ser verificada pelo seu médico”, sugere Perry.


Em situações de aumento de temperatura corporal por conta de infecções e inflamações, o vermelho da língua fica mais intenso. Normalmente, surgirão outros sintomas como febre e mal-estar. Há ainda a possibilidade de ser falta de vitamina B12 no corpo, considerada uma vitamina muito importante para a saúde das papilas gustativas.


Coceira na língua


O médico Ross Perry afirma que a coceira na língua é uma condição comum, mas que pode estar vinculada a problemas mais graves: “Se você sentir coceira na língua e manchas brancas, isso pode ser causado por candidíase oral e precisa ser tratado”.

O especialista ainda ressalta que “manchas brancas também podem ser um sinal de outras condições de saúde e se continuarem, devem ser examinadas por um clínico geral para tratamento”.


Manchas brancas e vermelhas


Manchas brancas na língua ou em outras regiões da boca podem estar relacionadas à leucoplasia, condição causada pelo crescimento celular excessivo. A leucoplasia pode evoluir para câncer de boca com o tempo. Fazer check-ups regulares é necessário para garantir o diagnóstico rápido e eficaz.


Hábitos como fumar e ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica podem influenciar na formação dessas manchas que, normalmente, não são dolorosas e têm formato irregular, mas não podem ser esfregadas ou raspadas.


Protuberâncias


Protuberâncias e inchaços na língua também são sinais que devem ser observados. Alterações assim podem ser causadas por aftas, infecções bacterianas, herpes labial, alergias, distúrbios do sistema imunológico e câncer de boca.


Um inchaço também pode ocorrer na lateral da língua em um espaço criado por um dente faltante. Embora a maioria dos casos de inchaços seja inofensiva, lesões ou caroços duros que surgem sem explicação devem ser examinados por um médico o mais rápido possível.


Fonte: Metrópoles

17 visualizações0 comentário