Veja 3 dicas para manter a saúde em dia em tempos de isolamento


 
 

Com pandemia e isolamento social, passamos a ficar mais tempo nas nossas casas. São tempos de home-office e também de homeschooling, com crianças estudando em casa. A seguir, selecionamos dicas de saúde mental para quem está passando mais tempo em casa desde que a pandemia se iniciou.

  1. A primeira dica é criar rotinas. Planejamento é tudo. Vale a pena desenhar um cronograma de como vai funcionar a sua rotina em casa. Por exemplo: no período da manhã, vai dedicar determinado horário para acompanhar as crianças na aula online. Vai retirar o seguinte horário para almoço. E vai encerrar as atividades em determinado horário. Evitando a visualização de e-mails e tarefas após o expediente.

  2. A segunda dica é saber separar bem o que é trabalho e o que é lazer. Se estou com o computador aberto no escritório, vou trabalhar e desempenhar algumas tarefas. Se abro o notebook sentado no sofá, após o expediente, vou acessar as redes sociais e assistir a vídeos de entretenimento, por exemplo.

  3. Por fim, destacamos a positividade. Manter a auto-estima lá em cima. E olhando sempre para o lado bom das coisas. Não podemos descontar na família os possíveis desgastes do trabalho. E muito menos misturar home-office e homeschooling sem nenhum planejamento.

Outras dicas importantes estão nas pausas para respiros. Meditação pode ser uma ferramenta interessante. Assim como a procura por um atendimento profissional e especializado na área de psicologia e terapia.

"Cuide do seu corpo, da sua alma da sua mente. Se seu rendimento no home office não foi o que você esperava, relaxe. As coisas precisam ser mais leves. Se não estivermos bem, os resultados também não serão bons. O momento é diferente para todos", observa a educadora Aline Oliveira, em entrevista sobre homeschooling com filhos.


Fonte: G1

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