Veja 3 dicas de saúde para lidar com traumas


 
 

Em tempos de pandemia, um assunto que ganha destaque na área da saúde é o chamado trauma. Como estou lidando com os traumas que me acompanham. A seguir, reunimos dicas e informações sobre traumas com o olhar da psicologia. Se você quer acompanhar mais dicas e curiosidades, siga as redes sociais da Santa Casa de Bragança Paulista.


Antes das dicas, vale lembrar que a orientação médica profissional é a principal recomendação. Principalmente em casos de recorrentes pesadelos com o trauma, ou ansiedade, tristeza, culpa, entre outras. Agora vamos com as dicas para lidarmos com os traumas.

  1. Trio Saudável. A primeira dica está em três pilares. Alimentação Saudável, Corpo Saudável e Mente Sã. Ou seja, é se alimentar bem, praticar atividades físicas e cuidar da saúde mental. Pontos importantes para lidarmos com os problemas que possam aparecer.

  2. Respire. Em segundo lugar, falamos sobre a respiração. Procure tirar alguns momentos do dia para silenciar e ouvir a sua respiração. Inspire, expire. Bem lentamente. E procure relaxar um pouco. Técnicas de meditação também são muito importantes.

  3. Positividade. Por fim, a última dica é o otimismo. Procure enxergar o lado bom dos obstáculos que está passando. E saiba valorizar as boas notícias da sua vida. O trauma existe? Ok. Mas há diversas razões para levantar a cabeça e seguir em frente.

Ter hobbies e grandes paixões para seguirmos em frente também são opções interessantes para nos motivarmos no dia a dia. “Traumas fazem parte da vida. É preciso entendê-los com sabedoria e saber encará-los. A orientação profissional é fundamental. Sobre traumas das crianças, é importante ter o cuidado, a criança debaixo das asas dos pais para não atravessar a rua sozinho, por exemplo. Mas essa preocupação não pode ser excessiva. Senão você vai criar uma criança mimada e que não estará preparada para as dores da vida”, alertou o psicólogo Fábio Soares, em entrevista sobre trauma infantil. Fonte: G1

6 visualizações0 comentário