Vídeo: Recepção de nova secretária de Saúde com faixa de 'sinhá' gera indignação no interior de SP



A posse da nova secretária de Saúde de Itapeva, no interior de São Paulo, gerou indignação entre os moradores. Nas redes sociais, internautas criticaram a recepção feita à enfermeira, que utilizou uma coroa e uma faixa com a palavra “sinhá” ao entrar na sede da pasta. O termo é relacionado à forma como os escravos chamavam as patroas.



Um vídeo mostra quando a nova secretária é recepcionada pelos funcionários com confetes e cartazes ao assumir o cargo na manhã desta segunda-feira (2) (veja acima). As imagens repercutiram nas redes sociais e alguns moradores criticaram o termo “sinhá” na faixa da secretária, uma referência à forma de tratamento com que os escravos designavam a senhora ou patroa.

“Que falta de bom senso! O povo à mercê da saúde itapevense, e essa senhora levando na brincadeira. Me desculpe, além de dar a sensação de que ser secretária da Saúde é uma verdadeira palhaçada num palco de circo, essa faixa de sinhá só é direcionada a uma coisa: forma com a qual os escravos designavam a senhora, a patroa”, comentou uma moradora.

“Sinhá? E os profissionais são os escravos? Ou o povo são os escravos? Não deu pra entender essa parte”, questionou outro internauta. Maria Christina Ribeiro Fonseca foi anunciada como a nova titular da Secretaria de Saúde de Itapeva no sábado (30), depois que ela foi exonerada do cargo de diretora de Departamento de Vigilância em Saúde para assumir a pasta.

No mesmo dia, Luiz Fernando Tassinari também foi exonerado do cargo de secretário de Saúde para assumir a Secretaria Municipal de Relações Institucionais.

Ao g1, a Prefeitura de Itapeva afirmou que a mudança foi feita porque o antigo secretário de Relações Institucionais da cidade deixou o cargo na semana passada para voltar a ser vereador, e Tassinari, antigo secretário de Saúde, tem ampla experiência em administração pública.

Ainda conforme a prefeitura, Maria Christina explicou a manifestação realizada nesta segunda-feira (2) como "uma acolhida dos amigos de secretaria dela".


Fonte: G1

4 visualizações0 comentário