Vídeo: experimento chocante sugere como pulmões ficam após 10 cigarros


 
 

O tabagismo e a exposição ao tabaco, mesmo que passiva, são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, um dos mais prevalentes no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).


Um estudante do Paquistão fez um experimento simples, em pequena escala, para simular o impacto que fumar dez cigarros pode causar aos pulmões. O resultado é chocante.



Muhammad Ahmad, 26 anos, encheu uma garrafa com água e colocou um pedaço de algodão limpo no topo para atuar como uma barreira com o meio externo. Os cigarros são colocados um a um no buraco feito na tampa do recipiente.


Em pouco tempo a garrafa se enche de fumaça, empurrando a água para fora através de um cano. Ao final, o algodão está completamente sujo e encharcado, sugerindo os danos que o cigarro pode causar ao organismo.


“A simplicidade do algodão branco mostra visualmente o que está acontecendo em seus pulmões e com o que seu corpo tem que lidar. Fiquei chocado com o resultado. Isso é o que pode estar acontecendo em seus pulmões”, disse Ahmad ao jornal The Sun.


“Os pulmões são autolimpantes e cuidam da poeira e detritos da respiração normal no ambiente. Eles não deveriam ser sobrecarregados de hora em hora pela fumaça. Há apenas uma coisa que deveria estar entrando em seus pulmões, e isso é o ar”, completou.


Fonte: Metrópoles

1 visualização0 comentário