top of page

Usar boné causa calvície? Veja cinco mitos e verdades sobre a condição



A alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície, é caracterizada principalmente pela perda de cabelos. A condição pode afetar bastante a autoestima de homens e mulheres, evoluindo para uma careca completa.


Segundo o médico tricologista Julio Pierezan, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a alopecia atinge 2% da população mundial e o assunto ainda é pouco abordado. Na maior parte dos casos, o diagnóstico só acontece quando o quadro já se agravou.


“A alopecia é uma condição multifatorial e pode ser causada por questões genéticas, fatores externos, como estresse, problema de tireoide, deficiência ou excesso de vitamina, uso de alguns medicamentos, tração excessiva dos fios e até pelo uso de chapéus e bonés”, destaca Pierezan.

O tricologista aponta alguns mitos e verdades sobre a calvície. Confira:


1. Boné


Caso a pessoa use chapéu, boné ou touca a ponto de deixar o couro cabeludo sujo ou oleoso, há o risco inflamação e a queda dos fios. Passar o dia com o acessório pode deixar a cabeça abafada e com suor, o que pode desencadear problemas na raiz e levar à queda capilar.


2. Dormir de cabelo molhado


“Caso seja frequente, sim, dormir de cabelo molhado pode acentuar a queda de cabelo. A prática causa o surgimento de dermatite seborreica no couro cabeludo e dificulta o crescimento dos fios”, explica Pierezan.


3. Química para cabelos


Uma das causas para a calvície é o uso excessivo de produtos químicos para colorir e/ou alisar os fios. Quando os folículos capilares, ou seja, a estrutura em que se encontra a raiz do fio de cabelo, são atingidos pela química, os cabelos deixam de crescer saudáveis, causando danos aos fios.


4. Lavar todos os dias


O tricologista diz que não existe problema em lavar os cabelos todos os dias. “Não é o ato de massagear os fios no banho e de penteá-los que vai levar à queda. Ficar sem lavá-los vai acumular sujeira e oleosidade no couro cabeludo, o que bloqueia os folículos, evita o crescimento e agrava a queda. Então, enxágue e penteie normalmente”, diz.


5. Dieta ruim


O ato de consumir bebidas alcoólicas e ter uma dieta pouco nutritiva pode fazer o cabelo cair, já que os maus hábitos aceleram o processo natural de envelhecimento.


Portanto, priorize uma dieta balanceada, com fontes de vitaminas e nutrientes como cálcio, ferro, zinco, selênio, vitamina A, do complexo B, C, E, D e ácido fólico, entre outros, que ajudam a dar força e brilho aos fios.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page