Treinar descalço pode trazer benefícios à saúde

Durante a pandemia, os treinos em casa ou nos quintais aumentaram. Porém, o número de pessoas fazendo atividades sem procedência e seguindo videos na internet gera um alerta: os riscos que a prática oferece para a saúde.

Além disso, algumas pessoas têm aderido praticar exercícios físicos descalço. De acordo com o Personal Trainer Leandro Rodrigues, a prática pode até ser benéfica à saúde, mas quando realizada de forma correta.

“Fazer exercício descalço tem seus benefícios, pois ajuda na postura, fortalece os músculos dos pés, melhora o equilíbrio, tem menos impacto nas articulações, melhora a consciência funcional aliado a exercícios de mobilidade do tornozelo, é indicado, mas precisa de orientação e supervisão”, disse o especialista.

Rodrigues alerta, que caso o atleta sinta dores ao realizar a atividade física, é necessário suspender o exercício e procurar um médico da área.

Atividade física

O personal destaca que é importante que as pessoas busquem praticar exercícios, mesmo que em casa. “Sou a favor da atividade física realizada em qualquer lugar e inclusive usando o apenas o próprio corpo”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para a pessoa sair do sedentarismo (condição que pode causar vários tipos de doenças), é recomendado a realização de atividade física por, no mínimo, 150 minutos por semana. Um educador físico poderá fazer a periodização e dividir melhor na semana esse tempo, para poder desenvolver um melhor treino e específico para cada pessoa.

“Assim como o remédio que você toma pode não servir para o seu amigo, o treino é a mesma coisa”, enfatiza Leandro.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado em julho do ano passado, o número de obesos no Brasil aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) registrou que a porcentagem da população brasileira pertencente ao grupo passou de 11,8% para 19,8% nos últimos 13 anos.

Fonte: Folha Vitória

#benefícios #descalço #saude #treinar

3 visualizações0 comentário