top of page

Tata Estaniecki fala sobre rompimento de vaso no olho; entenda o que é o hiposfagma e se há riscos



A influenciadora Tata Estaniecki compartilhou no TikTok um novo vídeo, neste sábado, em que mostra seu olho esquerdo completamente vermelho e explica o que causou o quadro. A aparência diferente já estava chamando a atenção em postagens no Instagram, rede em que Tata havia respondido algumas dúvidas dos seguidores sobre o problema durante a semana.


Na nova publicação, a influenciadora explica que estava tudo bem, mas que "do nada" a sua irmã percebeu que o olho estava com a parte que normalmente é branca, vermelha. Tata procurou então uma oftalmologista, que explicou que um vaso deve ter se rompido na região.


— Ela disse que "provavelmente estourou um vasinho no seu olho" e que é igual quando a gente bate (em algum lugar) na pele, que fica roxo. É a mesma coisa, só que no olho é muito mais feio. Ela disse que todo esse hematoma, esse sangue vai descer e depois de mais ou menos 15 dias vai melhorar — contou.


A condição oftalmológica é chamada de hiposfagma ou hemorragia subconjuntival. Segundo o Hospital de Olhos do Paraná, ela é caracterizada pelo sangramento na superfície do olho que deixa justamente a mancha vermelha.


"Trata-se de um vazamento de sangue no globo ocular causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva. O Hiposfagma pode acontecer após algumas situações específicas, como por exemplo espirros ou tosses intensas, após a pessoa levantar muito peso, fazer esforço, vomitar ou esfregar os olhos com força excessiva. Também pode ocorrer como efeito colateral de uma cirurgia ocular ou de anticoagulantes", explica a instituição.


O Hospital esclarece ainda que a mancha não traz riscos e que é absorvida naturalmente pelo organismo entre 10 e 14 dias. Porém, reforça a necessidade da avaliação oftalmológica para descartar a possibilidade de que o sangramento seja, na verdade, um sintoma de lesões mais graves no olho.


Além disso, " a proporção deste sangramento dentro dos olhos também exige avaliação médica. Uma vez que, se o sangramento ou a mancha se espalhar e atingir a estrutura da íris, pode causar dificuldade de enxergar", continua.


No vídeo, Tata disse que não se lembra de ter coçado muito o olho, ou de outros fatores que podem ter causado a hemorragia. Mas deixou claro não estar sentindo dor e que, na maior parte das vezes, a vermelhidão não a incomoda. Segundo conta a influenciadora, a médica receitou um colírio e orientou que ela faça compressas com água filtrada gelada para amenizar as queixas.


— Não dói, não incomoda, nada. À noite que parece que fica um pouco inchadinho. Não me lembro também de ter coçado nem nada. Só estou esperando, já sinto que está descendo todo o sangue. O que dói é o povo me olhando estranho na rua — disse.


Fonte: O Globo

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page