Tabela Brasileira de Composição de Alimentos inclui açaí, mangaba e quiabo



A nova versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) foi atualizada para incluir vegetais e frutos de mais regiões brasileiras. Entre os novos alimentos inseridos estão: mangaba, jatobá, açaí, ora-pro-nóbis, gueroba, quiabo, coquinho-azedo.


A tabela contém dados analíticos sobre alimentos da biodiversidade brasileira e regionais e uma outra com informações sobre o conteúdo de componentes dos alimentos mais consumidos no Brasil. São feitas análises em laboratório.

Entre as informações disponíveis estão a quantidade de:

  • carboidratos

  • lipídeos

  • fibras

  • proteínas

  • minerais

  • vitaminas

A ferramenta é atualizada desde 1989 de acordo com os hábitos alimentares da população. Há também receitas com a quantidade nutricional adequada para o preparo.

Os estudos sobre a composição de cada alimento adicionado foram realizados por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP).

"Essa tabela é usada por profissionais de saúde na hora de fazer recomendações nutricionais, mas também pode ser utilizada pelo governo na hora de pensar em políticas públicas alimentares no Brasil. Quanto mais informações existem a respeito dos alimentos consumidos no país, maior é a disponibilidade de análises e orientações sobre a alimentação", afirma Eliana Bistriche Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo. Acompanhar a rotina alimentar

"Inserimos receitas padronizadas no aplicativo e no site, que são de acordo com os alimentos mais consumidos pela população brasileira. A pessoa consegue se policiar de acordo com as receitas para não exagerar em determinados ingredientes".

"Hoje o maior problema dos brasileiros é o excesso no consumo de alimentos no geral, mas principalmente os que possuem uma grande quantidade energética. Então a ideia de temos todas essas ferramentas de avaliação de valor energético, receitas e pratos que fazem parte do dia a dia das pessoas é para que elas comecem a prestar atenção no que elas consomem diariamente", afirma Giuntini.


Fonte: G1

3 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram