Pesquisadores da HMU Health and Medical University Potsdam, na Alemanha, descobriram que realmente confiar em seus instintos e tomar uma decisão baseada em sua escolha, sem pensar muito nela, pode aumentar o humor.
Ao todo, foram 256 participantes do trabalho. Todos receberam informações sobre dois estilos diferentes de tomada de decisão: analítico e intuitivo.
Ao longo de duas semanas, eles usaram um aplicativo para informar quando estavam prestes a tomar uma decisão cotidiana, como o que comer no almoço, fazer uma compra, o que assistir na TV ou algo para fazer com os amigos. E foram instruídos a tomar uma decisão analiticamente — ponderando todas as opções — ou a tomar a decisão com base em seu instinto.
Os participantes também foram solicitados a avaliar seu humor imediatamente antes e depois de tomarem a decisão.
Os resultados mostraram que simplesmente tomar uma decisão, de qualquer tipo, já aumenta o humor de uma pessoa, pois ela está exercendo o seu poder de escolha e livre arbítrio, porém, seguir o instinto levou a um aumento exacerbado no humor das pessoas.
Embora as decisões intuitivas não parecessem mais "certas" do que as analíticas, elas pareciam mais fáceis, o que pode explicar o aumento do humor. A equipe também descobriu que os participantes se sentiam mais satisfeitos com suas decisões instintivas e gostavam mais delas.
Fonte: O Globo
Comments