Seringa com Coronavac é achada no lixo e técnica de enfermagem é investigada por não aplicar vacina


 
 

A seringa usada pela técnica de enfermagem afastada após não aplicar corretamente a segunda dose da vacina contra Covid-19 em um idoso de 87 anos, na manhã de quarta-feira (31), em Itatiba (SP), foi encontrada ainda com o imunizante no lixo. A funcionária alegou à prefeitura que o vídeo gravado havia sido editado.


Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível ver que a profissional estava com a seringa, quando coloca a agulha no braço do idoso, mas não injeta o imunizante e finaliza como se tivesse vacinado (veja abaixo).


De acordo com o boletim de ocorrência, a família do idoso procurou a unidade de saúde e mostrou o registro. A funcionária que aparece nas imagens foi chamada e "parecia calma", segundo o relato do secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, à Polícia Civil.

Depois de vacinar o paciente, a equipe decidiu fazer uma busca em uma caixa de materiais de descarte e encontrou a seringa ainda cheia com o líquido. A enfermeira responsável pelo setor afirmou, segundo o boletim de ocorrência, que não acreditava em ma-fé em desviar o imunizante por conta da destinação da seringa ainda com CoronaVac no lixo.

"Chamamos este senhor novamente e ele recebeu o imunizante da forma adequada feita por outro servidor. Também imediatamente afastamos esta funcionária até que a gente possa apurar todos os fatos. Tenho certeza que esse fato isolado não vai comprometer toda a campanha de sucesso que tem sido a imunização contra a Covid no município de Itatiba", ressaltou o secretário.

O G1 apurou que o caso foi registrado como infração de medida sanitária preventiva com o crime de peculato. Um inquérito policial foi instaurado e serão realizadas oitivas. Também houve a apreensão do vídeo e a seringa.

"Até que se esclareça o ocorrido, ela permanece afastada de suas funções. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a funcionária não participou de outras ações vacinais, como os 'Vacinaços' promovidos nos últimos dois finais de semana, que vacinaram milhares de cidadãos", informou a prefeitura em nota.


Fonte: G1

3 visualizações0 comentário