Secretaria de Saúde confirma mais de mil casos de dengue em Sorocaba

Segundo dados do boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, existem ainda 89 casos confirmados de chikungunya e um caso importado de febre amarela.

Sorocaba tem mais de mil casos confirmados de dengue — Foto: Reprodução/TV TEM

A Secretaria da Saúde divulgou o boletim epidemiológico com dados referentes aos casos de dengue, chikungunya, zika, febre amarela e sarampo de Sorocaba (SP).

De acordo com a pasta, a cidade registrou 65 casos confirmados de sarampo, 1.070 casos de dengue, 89 de chikungunya e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado.

Desses 1.070 casos confirmados de dengue, 909 são autóctones, 109 importados e 52 indeterminados. Sobre os 89 casos de chikungunya, 78 são autóctones, cinco importados e seis indeterminados.

Além disso, foi confirmada uma morte por dengue em junho, sendo a vítima uma mulher de 54 anos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os casos de dengue evidenciam um momento epidêmico, no primeiro semestre. No entanto, atualmente, os casos estão dentro dos limites esperados.

Sarampo

A Secretaria da Saúde identificou que a maioria dos casos de sarampo em Sorocaba ocorreu no sexo masculino em pacientes entre 20 e 34 anos.

Casos confirmados ocorreram em todas as áreas do município, sendo a confirmação feita por exame laboratorial, no momento sendo utilizado técnica de detecção de anticorpos (sorologia).

De acordo com o órgão, a vacina é a melhor forma de prevenção da doença, tendo sido estendida a vacinação contra sarampo para crianças a partir de 6 meses a 11 meses de idade, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.

Todos as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses de vacina e indivíduos de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo.

Pessoas acima de 60 anos não necessitam de comprovação de vacinação, pois em geral tiveram contato com o vírus na infância, sendo consideradas imunes.

Fonte: G1

#dengue #sorocaba

2 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram