top of page

Secretário da Saúde de SP convoca médicos voluntários e anuncia 'operação de guerra'


 
 

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou nesta sexta-feira (5) uma “operação de guerra” para acolher pacientes com Covid-19 no estado que inclui a convocação de profissionais de saúde voluntários. O governador João Doria (PSDB) anunciou ainda a criação de um novo hospital de campanha, que deve ser detalhada na próxima segunda-feira (8).

Em entrevista a jornalistas no Palácio dos Bandeirantes, o secretário pediu ajuda a conselhos regionais de profissionais de saúde para que voluntários possam auxiliar no atendimento da linha de frente e admitiu que pacientes sejam atendidos nos corredores de hospitais, desde que não fiquem desassistidos. “Nós vamos continuar abrindo leitos dentro dos hospitais. Abriremos em qualquer lugar desses hospitais: seja nos anfiteatros, seja nos ambulatórios, seja nos corredores. Ah, paciente no corredor? Vai ter paciente no corredor, o que nós não queremos é paciente desassistido”, disse Gorinchteyn. “Nós precisamos agora do apoio dos conselhos regionais de classe: do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Fisioterapia, do Conselho Regional de Enfermagem, para que nos ajudem com voluntários. Nós precisamos de ajuda. Porque estamos em guerra”, afirmou. O G1 questionou a Secretaria da Saúde sobre como deve ocorrer a convocação de profissionais voluntários, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Durante a coletiva de imprensa, o secretário apresentou ainda os indicadores de saúde do estado, que teve recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas nesta semana, além do maior índice de ocupação de UTIs desde o início da pandemia e também o maior total de pacientes internados com confirmação ou suspeita da doença. Novo hospital de campanha O governador de São Paulo, João Doria, anunciou durante a coletiva de imprensa a abertura de um novo hospital de campanha para atender pacientes com Covid-19. No entanto, Doria não detalhou como será a nova estrutura.

"Na próxima segunda-feira, nós vamos anunciar um novo hospital de campanha. Hoje pela manhã eu pedi que fosse liberado recurso para implantação, o mais rápido possível, de um hospital de campanha aqui na capital. Não dependerá da prefeitura, mas sei que ela está preocupada", disse Doria.

Durante a coletiva de imprensa, o governador também comentou a declaração do secretário da Saúde sobre pacientes nos corredores. "Entendo a preocupação de um infectologista como o Dr. Jean, mas nós não queremos atender pacientes em corredores, queremos atender pacientes em quartos, de forma digna, e é o que vamos fazer aqui no estado de São Paulo", disse Doria. Mortes e casos em SP O estado de São Paulo registrou 370 novas mortes provocadas pela Covid-19 nesta quinta, elevando o total para 61.064 desde o início da pandemia.

As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.


Os números costumam ser menores aos finais de semana e às segundas-feiras por conta do atraso na notificação nessas datas.

Na terça-feira (2), São Paulo teve outro recorde da pandemia: o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da série histórica, com 468 novos óbitos.

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 276 óbitos por dia nesta sexta. O número é 25% maior que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta.

Segundo a metodologia do consórcio veículos de imprensa, a média móvel de mortes por Covid-19 registrada em São Paulo nesta sexta é a quarta maior de toda a pandemia.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, também foram registrados 13.072 casos da doença nas últimas 24 horas, totalizando 2.093.924 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. A média móvel de casos diários está em 9.686 nesta sexta (5).


Fonte: G1

6 visualizações0 comentário
bottom of page