Saiba como identificar a dose pediátrica da vacina contra Covid


 
 

Após aprovação da Anvisa e autorização pelo Ministério da Saúde, a dose pediátrica da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em crianças entre 5 e 11 anos em todo o país. A fórmula é segura e garante proteção para os pequenos, mas é importante que os pais fiquem atentos na hora da injeção para evitar erros na aplicação.


A vacina para crianças vem em uma embalagem de cor laranja, diferente da versão para maiores de 12 anos, que é roxa. A seringa utilizada é a de 1ml, e o volume aplicado deve ser de 0,2ml. O profissional de saúde deve mostrar o frasco e a seringa ao responsável antes da aplicação.


Dose menor


De acordo com a Pfizer, a quantidade aplicada foi cuidadosamente selecionada com base em dados de segurança e imunogenicidade. Os estudos clínicos indicaram menor possibilidade de reações adversas no uso de doses menores e respostas imunológicas eficientes porque as crianças, normalmente, têm resposta imune mais robusta.


O infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que, no caso do imunizante da Pfizer, os ensaios clínicos direcionados ao grupo mostraram que a proteção desejável já era alcançada com doses menores.


“Os testes demonstraram que uma dose menor do que a usada para pessoas com 12 anos ou mais era a preferida, mantendo proteção, segurança e tolerabilidade”, afirma.


Segurança da vacina


Durante a pesquisa clínica da vacina da Pfizer/BioNTech, os dados sobre a segurança do imunizante se mostraram favoráveis. De acordo com o órgão americano FDA, os estudos clínicos demonstraram eficácia de 90,7% na prevenção da Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.


Fonte: Metrópoles

8 visualizações0 comentário