Saiba 6 passos necessários para garantir uso correto do protetor solar



Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostram que mais de 60% dos brasileiros não utilizam protetores solares no dia a dia. A falta de hábito pode levar tanto à ocorrência de um câncer de pele quanto a problemas estéticos, como melasmas e manchas.


Além de usar protetor, também é necessário aprender a passá-lo de maneira correta. Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Unime, a biomédica Amanda Catarina dá dicas que garantem a maior efetividade dos produto.


Confira 6 dicas importantes para garantir os efeitos do protetor solar:


  1. Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar;

  2. Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas;

  3. Escolher um protetor solar específico para as necessidades da sua pele;

  4. Usar também um protetor labial e um protetor solar para o rosto;

  5. Separar um pincel ou esponja para não aplicar o protetor no rosto diretamente com as mãos;

  6. Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas.


Amanda Catarina explica que o uso do protetor traz outros benefícios para a saúde da pela, além da prevenção de doenças. “O hábito de usar protetor solar resulta numa pele mais bonita e bem tratada. A proteção ameniza os efeitos causados pela acne, a micropigmentação provocada por alguns procedimentos dermatológicos e tudo isso retarda o envelhecimento”, aponta.


Ela detalha ainda que, independente do contexto climático, o uso do protetor solar deve se manter. “Sempre reforçamos que o uso é contínuo, independente das condições climáticas, com FPS acima de 30 para uma adequada proteção. O uso deve ser constante em qualquer ambiente, interno ou externo”, completa.


Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário