A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo influenciada diretamente pelo ambiente ao redor, assim como pelas suas escolhas pessoais. Por isso, manter bons hábitos no dia a dia evita que o equilíbrio da mente seja prejudicado.
Em um vídeo publicado na plataforma de vídeos TikTok, a neurocientista Emily McDonald compila três ações rotineiras para evitar porque causam consequências negativas para a saúde mental. São elas:
Fofocar
A fofoca causa uma pausa abrupta na habilidade de focar e ter pensamentos racionais (os quais são responsáveis por ajudar realizar as atividades do dia a dia com eficiência).
— Envolver-se em fofoca e drama diminui nossa capacidade de concentração e pensamento racional ao aumentar a atividade na amígdala, a parte emocional do cérebro — ela explica.
A neurocientista diz que fofocar retoma os aspectos pessimistas, o que combinado com a falta de foco diminui as chances de se ter uma mentalidade saudável.
Autocrítica
Já a crítica a si mesmo, chamada de autocrítica, também deve ser evitada, como informa a pesquisadora da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
— [Isso] treina o cérebro para procurar o que está errado em vez do que está certo. Isso também aumenta o estresse e a ansiedade e prejudica o desempenho e nossa capacidade de atingir nossos objetivos — esclarece.
Por outro lado, segundo ela, perdoar a si mesmo ao invés de apenas apontar os próprios erros pode ser uma chave para uma saúde mental melhor. Assim como evita a busca por fofoca, mencionada no primeiro ponto.
Excesso de tempo online
As redes sociais são uma fonte de entretenimento rápida, mas quando utilizadas em excesso, se tornam armadilhas mentais.
— Esse comportamento de toda hora checar as redes sociais diminui o foco e a produtividade ao estimular e cansar demais o cérebro. Você também está diminuindo sua capacidade de ser criativo porque o tempo, o silêncio e o tédio são essenciais para permitir que a mente divague — explica.
Fonte: O Globo
Commentaires