Saúde e bem estar: 5 plantas indispensáveis para uma horta caseira



Cultivar a própria horta em casa é uma atividade prazerosa e traz benefícios à saúde física e mental. Além de dar um gosto especial às receitas, algumas ervas são indicadas para tratamentos integrativos, que contribuem para o aumento da imunidade e ajudam o corpo no controle de problemas de saúde.


“As propriedades das plantas são muito valiosas para a saúde, pois elas agem de forma natural no organismo e, raramente, causam efeitos colaterais”, explica Daniel Alan Costa, professor de fitoterapia na Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).


Também diretor da Escola Brasileira de Naturopatia, Daniel explica que algumas plantas auxiliam no tratamento de problemas respiratórios como gripes, resfriados, bronquite e pneumonia, além de serem úteis para aliviar dores de cabeça. Ele sugere cinco variedades que podem ser cultivadas em casa:


Manjericão Ele é rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e minerais como cálcio, fósforo e ferro. O manjericão também tem propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas (que evitam dores no estômago e intestino, por exemplo) e digestivas.


Tomilho Além do aroma agradável, o tomilho ajuda o sistema respiratório a combater a tosse e a bronquite. Daniel lembra que ele também melhora infecções na boca e no ouvido.


Lavanda As propriedades anti-inflamatórias da lavanda ajudam a melhorar o aspecto da pele com acne ou que está desidratada, revigorando as células. A planta também é um calmante natural, ajudando a combater o estresse, a ansiedade e a insônia.


Alecrim Outra planta muito aromática, o alecrim estimula o cérebro e contribui para o funcionamento da memória, segundo o naturopata. A ingestão da erva em chás e receitas ajuda, ainda, no tratamento de dores reumáticas e contusões, no combate a problemas respiratórios, além de equilibrar a pressão arterial e reduzir o estresse.


Hortelã A planta possui ação expectorante e calmante. É muito utilizada para tratar problemas da garganta. Além do chá, ela pode ser consumida em sopas e pratos refogados.


Fonte: Metrópoles

13 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram