
A banda Jota Quest precisou cancelar um show na Goiânia Arena, na capital de Goiás, após seu vocalista Rogério Flausino apresentar sinais de uma crise renal, condição causada pela formação de pedras nos rins. Segundo a banda, o cantor precisou passar por um procedimento médico, mas já passa bem. A apresentação do grupo foi transferida para o dia 23 de março de 2024, no mesmo local.
A crise renal é causada pela presença de pedras nos rins. Segundo informações da Rede D'Or São Luiz, o problema ocorre quando pequenos cristais se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário.
Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina. Esses cristais que formam as pedras podem ser resultantes do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico.
Outras causas para o desenvolvimento da condição incluem volume insuficiente de urina; urina supersaturada de sais; grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato; Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide; alterações anatômicas e obstrução das vias urinárias.
A presença destes cristais pode passar despercebida, mas, quando causada sintomas, em geral, é considerada uma das condições mais dolorosas que existem. Os sintomas das pedras nos rins incluem: cólicas fortes que irradiam para as costas e para a parte inferior do abdômen, dificuldade para urinar ou urinar pouco, ardência ao urinar, infecção urinária, presença de sangue na urina, febre, náuseas e vômitos.
O tratamento das crises costuma incluir o uso de analgésicos e anti-inflamatórios e o aumento no consumo de água, com o objetivo de eliminar as pedras naturalmente. Se a pedra for muito grande ou estiver obstruindo a passagem da urina, é preciso realizar uma cirurgia para removê-la ou para quebrá-la e permitir que ela possa ser expelida naturalmente.
Beber de dois a três litros de água por dia, regularmente, é a medida mais eficaz para prevenir o cálculo renal. Pessoas com cálculos formados por excesso de ácido úrico ou cálcio também podem se beneficiar do controle a ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio.
Quando pequenos cristais (que podem ser resultantes, por exemplo, do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico) se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário, a pessoa é diagnosticada com cálculo renal.
Existem quatro tipos de cálculo renal. São eles: cálculo de cálcio (é o mais comum), cálculo de cistina (que surge em pessoas com uma doença renal crônica chamada de cistinúria), cálculo de estruvita (os que mais crescem e podem bloquear os pontos do sistema urinário onde se encontram) e o cálculo de ácido úrico, que é mais comum nos pacientes do sexo masculino.
Fonte: O Globo
Comments