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Retenção de líquido: os sinais e os alimentos para desinchar o corpo



A retenção de líquidos é um distúrbio comum que causa acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. Ela se manifesta em diversas regiões, incluindo pernas, tornozelos, mãos e abdômen. Na época de temperaturas mais altas, muitas pessoas percebem que ela piora, causando sensação de inchaço e peso constantes.


Manter-se ativo, seguir uma alimentação saudável , reduzir o consumo de sódio e beber bastante água são alguns hábitos que ajudam a combater a retenção de líquidos ou, pelo menos, a reduzir os incômodos sintomas que esse transtorno acarreta.


Por que retenho líquidos?


Hormônios: alterações hormonais, especialmente em mulheres, associadas ao ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, podem contribuir para a retenção de líquidos.


Dieta rica em sódio: O excesso de sódio faz com que o corpo retenha mais água para diluir o excesso de sal no organismo.


Medicamentos: Alguns medicamentos (corticosteróides, antidepressivos e alguns medicamentos para pressão arterial) podem causar retenção como efeito colateral.


Problemas renais ou cardíacos: Problemas renais podem alterar o equilíbrio de fluidos no corpo e quando há insuficiência cardíaca, o coração não consegue bombear o sangue com eficiência, o que pode levar ao acúmulo de fluidos.


Para saber se você retém líquidos, fique atento a alguns sintomas a seguir:

Peso e inchaço: geralmente ocorre nas extremidades, pés, tornozelos e pernas. Também em outras áreas, como mãos, abdômen e rosto. Você pode sentir que suas pernas estão mais pesadas do que o normal e também alguma tensão na parte afetada do corpo.


Peso: Em um curto período e sem mudanças na alimentação ou no estilo de vida, uma mudança repentina de peso pode estar relacionada à retenção de líquidos.


Pele esticada: A pele pode parecer esticada, brilhante ou se você pressionar áreas (assim como nos tornozelos ou coxas) com o polegar, o retorno da cor do sangue é retardado mais do que o normal (permanece mais branco por mais tempo).


A retenção de líquidos pode ser evitada com dieta?


Alguns ingredientes têm efeito desintoxicante e diurético, capazes de eliminar líquidos e a sensação de “inchado” que também pode ser sentida. Chá verde, abacaxi, cavalinha e dente de leão são alguns exemplos.


Ajustes na dieta: Comer apenas abacaxi e beber chá verde não fará milagres. É importante limitar o consumo de sódio e de alimentos que contenham sal camuflado, como os ultraprocessados (alimentos pré-cozidos, salgadinhos), enlatados e conservas, embutidos, queijos gordurosos.


Também deve ser controlado o consumo de frituras, ricas em gorduras saturadas, refrigerantes e bebidas açucaradas, que, além do sódio, sobrecarregam os rins e o fígado devido ao excesso de aditivos e corantes artificiais.


Alimentos ricos em farinhas brancas ou refinadas (pão branco, macarrão, arroz branco) não só aumentam a quantidade de água no corpo, mas também dificultam a excreção de sal pelos rins.


Grãos integrais podem ser adicionados à dieta e o cozimento é melhorado, evitando alimentos fritos e pré-fritos. Outro ajuste a considerar é habituar-se a usar especiarias, em vez de sal (por exemplo, pode temperar com pimenta, colorau, coentros, orégano, tomilho, manjericão).


Folhas verdes, nozes, ervilhas e grãos são fontes de magnésio, um mineral extremamente importante. É essencial para os músculos e ajuda a reduzir a retenção de líquidos nas mulheres, principalmente quando a retenção de líquidos é secundária ao ciclo menstrual e se agrava nos dias anteriores à menstruação.


Diante da deficiência de vitamina B6, a retenção de líquidos aumenta. Os alimentos ricos nesta vitamina são atum, sementes de girassol, pistache, batata, frango, carne magra e banana.

Reter líquidos não é sinônimo de não beber água, pelo contrário. Beber bastante água ajuda a eliminar o excesso e a função renal normal. Começar com 8 copos de água por dia é um bom começo.


O exercício regular pode estimular a circulação e reduzir a retenção de líquidos. Atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, são um bom começo, sempre adaptadas às capacidades de cada pessoa.


Um remédio caseiro fácil de implementar é elevar as pernas acima do nível do coração por 20 a 30 minutos.


Meias de compressão ajudam a melhorar a circulação e são um grande aliado para quem passa muito tempo sentado ou em pé no trabalho.


A eliminação da retenção de líquidos varia de pessoa para pessoa e não é linear. Nos casos mais leves, mudar a dieta e o estilo de vida ajuda a melhorar, mas nos casos mais graves e de longa duração pode levar meses e é sempre aconselhável a ajuda de um profissional de saúde.


Fonte: O Globo

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