Probiótico reduz o tempo de choro em bebês com cólicas

Os registros da privação de sono de pais e mães recentes estão repletos de histórias de bebês com cólicas chorando sem parar. Mas há cada vez mais evidências de que os probióticos podem aliviar a cólica dos lactentes, um transtorno gastrointestinal funcional que se acredita estar ligado a distúrbios na microbiota intestinal.

Embora a patogênese da cólica não esteja clara, um novo estudo mostrou que o probiótico Bifidobacterium animalis, subespécie lactis BB-12 efetivamente alivia as cólicas do lactente. Em um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, Rita Nocerino, enfermeira do Departamento de Ciência Médica Translacional da Università degli Studi di Napoli Federico II, na Itália, e colaboradores, descobriram que o tratamento com BB-12 por 28 dias está associado à uma maior taxa de baixo tempo médio diário de choro (≥ 50%) em comparação com o placebo.

O efeito no tempo de choro surgiu logo na primeira semana de suplementação com BB-12. O probiótico também parece ter efeitos benéficos na duração do sono, bem como na frequência e consistência das fezes.

Os resultados do estudo foram publicados on-line em 04 de dezembro no periódico Alimentary Pharmacology and Therapeutics.

Os pesquisadores designaram aleatoriamente 80 lactentes saudáveis – mas com sinais e sintomas de cólicas – com menos de sete semanas de vida e amamentados exclusivamente com leite materno para receber placebo ou uma dose diária de 1 x 109 unidades formadoras de colônia de BB-12. A média de idade dos lactentes foi de pouco mais de um mês de vida e mais de 50% eram meninos.

A duração média diária dos episódios de choro foi consistentemente menor no grupo BB-12 a cada semana, e diminuiu de semana para semana. A mudança média da linha de base na população com intenção de tratar foi significativamente maior no grupo BB-12 do que no grupo placebo: – 129,9 ± 43,7 e – 84,3 ± 51,4, respectivamente (P = 0,0001).

Na análise conforme o protocolo, 80% dos lactentes que receberam BB-12 apresentaram uma redução ≥ 50% na duração do choro após 28 dias, em comparação com 31,5% daqueles no grupo placebo (P < 0,0001).

O número médio de episódios diários de choro foi menor no grupo BB-12 em cada semana de estudo. A mudança média desde o começo do estudo até a última semana foi de – 4,7 ± 3,4 no grupo da intervenção versus – 2,3 ± 2,2 no grupo do placebo (P = 0,001).

O tempo de sono dos lactentes em ambos os grupos aumentou desde o começo do estudo, com uma alteração média na última semana de 36,5 ± 98,8 minutos por dia no grupo BB-12 (variação de – 225,7 a 345,0 minutos) e 47,9 ± 108,6 minutos por dia (variação de – 265,0 a 225,0 minutos) no grupo do placebo.

Os lactentes que receberam BB-12 mostraram um aumento de biomarcadores anti-inflamatórios nas fezes, como a abundância de Bifidobacterium, bem como um aumento nos níveis de butirato, beta defensina-2 (HBD-2), catelicidina (LL-37) e IgA secretora, que estão associados a uma diminuição dos níveis do marcador inflamatório calprotectina. O achado sugere que essa cepa de probiótico tem uma ação imunomoduladora no intestino do lactente; seu efeito benéfico pode resultar de mecanismos imunes e não imunes que modulam a estrutura e a função da microbiota, explicaram os autores.

“Esses dados reforçam ainda mais o importante papel da microbiota intestinal como alvo da intervenção contra as cólicas do lactente”, escreveram eles.

Os pesquisadores mencionaram que seus resultados estão alinhados aos resultados de um ensaio clínico aberto, em que o BB-12, quando adicionado a uma fórmula infantil de soro de leite com baixo teor de lactose e parcialmente hidrolisada, diminuiu a duração do tempo de choro em lactentes com cólica. Outros probióticos também tiveram um efeito benéfico na cólica.

O estudo foi financiado pela Sofar SpA, na Itália, que não participou de nenhuma forma do estudo. Os autores informaram não ter conflitos de interesse.

Fonte: Medscape

#bebês #choro #cólica #probióticos

6 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram