
Todos nós sabemos a importância do sono para nossa saúde. Mesmo com tanta informação, cerca de 72% dos brasileiros relatam dormir pouco ou ter um sono de má qualidade, segundo um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz. Já é bem estabelecido que a maioria das pessoas precisam de aproximadamente 7 a 8 horas de sono diariamente. A minoria pode estar plenamente refeita com menos de 7 horas e outras irão precisar de mais de 8 horas. Mas hoje quero trazer alguns benefícios de uma prática que segundo alguns estudos pode prolongar a vida em até 4 anos: a velha e boa soneca.
Claro que essa prática no Brasil pode ser privilégio pra poucos, mas em algumas regiões da Itália, Espanha e outros países na Europa, está na cultura da população. Acontece que após uma refeição mais robusta a temperatura corporal sobe por conta do processo digestivo, conhecido como letargia pós-prandial, justificando aquele soninho que bate.
O Power Nap, ou cochilo rápido, é uma prática que pode trazer diversos benefícios para a saúde quando feito de forma adequada. Vou trazer os principais benefícios dessa prática, da soneca;
Melhora do desempenho cognitivo: Um cochilo de 10 a 20 minutos pode aumentar a atenção, a concentração e a capacidade de tomar decisões, ajudando a “recarregar” o cérebro para o restante do dia
Redução do estresse: O Power Nap pode diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo, promovendo relaxamento e bem-estar.
Aumento da energia: Um cochilo rápido ajuda a combater a fadiga e a restaurar a energia, especialmente após uma noite mal dormida ou em momentos de cansaço.
Melhora o humor: O descanso breve pode elevar os níveis de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar, ajudando a melhorar o humor, a concentração e o estado de alerta.
Fortalecimento do sistema imunológico: Estudos sugerem que cochilos curtos podem ajudar a regular o sistema imunológico, contribuindo para uma melhor saúde geral.
Prevenção de doenças cardiovasculares: Algumas pesquisas indicam que cochilos regulares e curtos podem reduzir o risco de problemas cardíacos, como pressão alta. Alguns desses estudos foram feitos com comissários de bordo e relataram diminuição de problemas cardíacos.
Aumento da criatividade: O descanso rápido pode estimular conexões neurais, favorecendo a criatividade e a resolução de problemas.
Uma dúvida muito comum é quanto tempo deve durar um cochilo depois do almoço. O ideal é entre 15 e 30 minutos. Cochilos mais longos podem levar à inércia do sono, deixando você meio grogue. Um sono prolongado também pode atrapalhar o horário de inicio do sono noturo, que é fundamental para nossa saúde. Outra dica é evitar o cochilo muito tarde, pois também pode interferir no sono noturno. O período após o almoço (entre 13h e 15h) é o mais indicado.
Outro ponto que pode ajudar é preparar o ambiente. Escolha um local tranquilo, escuro e confortável para maximizar os benefícios.
Em resumo, o cochilo pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde física e mental, desde que praticado de forma consciente e equilibrada. Mas ele isoladamente não fará milagres, aliás, nada isoladamente irá produzir benefícios muito significativos. Por isso, entra o mantra de programar e planejar o dia, ter uma rotina que inclua movimento (programado ou acumulando passos ao longo do dia). Ter uma alimentação sem exageros e com mais alimentos de verdade, como arroz, feijão, frutas, legumes, verduras, leite, carnes, ovos etc. Não se esquecer do sono e cuidar das amizades. Aquilo que fazemos na maior parte dos dias define nosso estilo de vida e nosso estilo de vida determina nossa saúde!
Fonte: O Globo
Comments