Posição de bruços pode melhorar quadro de pacientes com covid-19

Médicos em hospitais nos EUA e no Brasil relatam melhoras significativas em pacientes que apresentam quadro crítico de covid-19 com uma medida que parece simples: deitar a pessoa de bruços.

Esta é uma técnica já conhecida no tratamento de síndromes respiratórias graves provocadas por qualquer tipo de doença e a experiência de alguns médicos em UTI’s demonstra que pode servir para salvar vidas de pacientes infectados pelo novo coronavírus que estejam com extrema dificuldade de respirar.

Em entrevista ao canal de TV norte-americano Fox News, o doutor Christopher Voscopoulos, que é diretor de UTI de um hospital em Las Vegas, contou ter conseguido reverter o quadro de pacientes com dificuldade extrema de respirar por conta da pneumonia provocada pelo novo coronavírus colocando-os de barriga para baixo.

“Os pacientes são normalmente posicionados de costas, mas quando você os deita assim, o coração aplica uma pressão sobre os pulmões, fechando-os um pouquinho”, explicou Voscopoulos, que trabalha no Southern Hills Hospital de Las Vegas. “Então, o que fazemos é simplesmente virar a pessoa e deitá-la na posição de bruços. Fazendo isso, o coração ‘cai’ para longe dos pulmões e abre espaço para eles.”

Segundo Voscopoulos, a medida simples pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Hospital em SP usa a técnica

Em São Paulo, a equipe do Hospital Moriah aplicou a mesma técnica com sucesso em pacientes que apresentavam queda significativa na capacidade respiratória.

O hospital relata ter utilizado a técnica em uma paciente de 81 anos que apresentava um nível de oxigenação de 90%, ou seja, 10% a menos que o normal, quando estava deitada na posição tradicional.

Ao ser colocada de barriga para baixo, este índice subiu imediatamente para 95%.

Fonte: R7

#posiçãodebruços #quadro #melhora #pacientes #covid19

3 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram