Por que você não deve manter fotos de familiares falecidos na mesa de cabeceira, segundo o Feng Shui
- Portal Saúde Agora

- 29 de jul.
- 2 min de leitura

Guardar uma lembrança bonita de alguém que já faleceu, muitas vezes, é feito por meio de fotos — que, com frequência, são colocadas em porta-retratos espalhados pela casa, especialmente sobre as mesas de cabeceira, como símbolo de proteção e proximidade. No entanto, segundo o Feng Shui, esse gesto aparentemente inofensivo pode ter o efeito contrário.
Essa filosofia ancestral chinesa busca harmonizar o ser humano com o ambiente ao redor, especialmente nos espaços de convívio e descanso. O nome “Feng Shui” significa literalmente “vento e água”, elementos que representam o fluxo vital da natureza. Segundo seus princípios, todos os espaços (seja uma casa, escritório ou quarto) são atravessados por uma energia invisível chamada “chi”, que pode ser positiva ou negativa — e sua circulação influencia diretamente nosso bem-estar, emoções e até oportunidades.
A especialista em Feng Shui, Montserrat Beltrán, explicou ao portal espanhol El Mueble que fotos são sim importantes para elevar a energia positiva do ambiente, mas o local onde são colocadas deve ser cuidadosamente escolhido. Segundo ela, se quisermos homenagear um ente falecido, o ideal é usar uma foto pequena, onde a pessoa apareça sozinha — e, principalmente, que não esteja no quarto, muito menos sobre a mesa de cabeceira ou cômodas visíveis ao acordar. Além disso, a quantidade de fotos de falecidos nunca deve superar a de parentes vivos, pois isso gera um desequilíbrio energético e reforça sentimentos de nostalgia.
O objetivo não é apagar a memória do ente querido, mas evitar que a pessoa fique presa ao passado. Isso contraria os princípios do Feng Shui e pode causar estagnação na energia da casa. Uma única foto colocada na sala de estar é mais do que suficiente. A prática também desaconselha manter no quarto fotos de filhos que já saíram de casa, pois alimenta o chamado “síndrome do ninho vazio” e reforça a melancolia.
Após os alertas, Beltrán sugeriu alguns locais mais apropriados para colocar fotos de família em momentos felizes, já que isso pode influenciar diretamente o humor dos moradores. As imagens devem transmitir sensações de alegria, amor e tranquilidade. Fotos de casais também são bem-vindas, pois evocam lembranças positivas e contribuem para o bom fluxo energético.
Locais ideais para colocar fotos, segundo o Feng Shui:
Sala de estar: espaço ideal para imagens de amigos, familiares e momentos felizes, já que é uma área comum e acolhedora.
Quarto: apenas fotos do casal que dorme ali ou imagens de paisagens. Fotos de crianças ou outros parentes devem ser evitadas, pois interferem na intimidade.
Sala de jantar: indicada para retratos que transmitam abundância, alegria e prosperidade.
Entrada da casa: um bom lugar para uma foto única e simbólica da família, como forma de boas-vindas.
Banheiro: não se recomenda colocar fotos, pois a água pode arrastar a energia e enfraquecer a vibração positiva do lar.
Fonte: O Globo






Comentários