top of page

Por que Cristiano Ronaldo está usando esmalte preto nas unhas dos pés



Fotos recentes das férias de Cristiano Ronaldo com a família na Itália chamaram a atenção de fãs e seguidores nas redes sociais do jogador, mas o foco do tititi não foi a beleza da paisagem (ou da família). O que causou furor foi o esmalte preto usado pelo atleta nas unhas dos pés (veja na imagem acima).


De acordo com o jornal alemão "Bild", o português está com as unhas esmaltadas para evitar a procriação de fungos e bactérias. Após uma temporada usando chuteiras, a publicação comenta que o acúmulo de suor prejudica a saúde das unhas, e que a prática também é comum e adotada por outros jogadores profissionais. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que uma infecção nas unhas, chamada também de onicomicose, é causada por fungos "que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas", e que, de maneira geral, as unhas dos pés são as mais afetadas por ficarem mais tempo fechadas, em ambientes úmidos, escuros e quentes — contexto ideal para a proliferação de fungos. Esmalte comum não é indicado Os tratamentos para a onicomicose podem variar de acordo com cada caso. A SBD alerta para que os pacientes não façam tratamentos caseiros e procurem um dermatologista. "Evite a automedicação, pois ela pode mascarar sintomas. Não interrompa o tratamento antes do tempo recomendado pelo dermatologista, mesmo que ache que a unha melhorou, pois a infecção pode ainda estar presente e isso pode levar a cura incompleta", recomenda.

Existem diversas maneiras de tratar a onicomicose, como com cremes, solução ou esmaltes (específicos para o tratamento e não o de uso comum e estético). Em alguns casos, o tratamento é feito também com medicamentos via oral que podem durar de seis meses a um ano ou até mesmo haver necessidade de intervenção cirúrgica. Tipos de micoses A Sociedade Brasileira de Dermatologia lista alguns tipos de micoses de unhas:

  • Descolamento da borda livre: forma mais frequente em que a unha se descola, geralmente iniciando pelos cantos, com aspecto fica amarelado ou esbranquiçado. 👨‍⚕️ Explicação: "Isso pode acontecer pelo trauma de unhas compridas nos sapatos e em pessoas que correm ou praticam esportes de impacto como tênis e futebol".

  • Espessamento: ocorre quando as unhas ficam mais duras e grossas e, geralmente, também escurecem. Pode doer. 👨‍⚕️ Explicação: "Isso pode acontecer somente pelo uso de sapatos apertados durante muitos anos".

  • Leuconíquia: quando aparecem manchas brancas na superfície da unha. 👨‍⚕️ Explicação: "Isso pode ser o início de uma micose ou pode ser decorrente do envelhecimento dos esmaltes sobre as unhas".


Fonte: G1

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page