top of page

Plano de saúde: governo notifica 20 operadoras por ruptura unilateral de contratos; veja lista

Foto do escritor: Portal Saúde AgoraPortal Saúde Agora


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou nesta sexta-feira (24) 20 operadoras de planos de saúde após verificar um aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos.


No documento, a Senacon cita uma elevação no registro de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) – um instrumento da Agência Nacional de Saúde (ANS) para intermediar disputas entre planos e beneficiários.

Foram notificadas as operadoras:


  • Unimed Nacional

  • Bradesco Saúde

  • Amil

  • SulAmérica

  • NotreDame Intermédica

  • Porto Seguro Saúde

  • Golden Cross

  • Hapvida

  • GEAP Saúde

  • ASSEFAZ

  • Omint

  • One Health

  • Prevent Senior

  • Assim Saúde

  • MedSênior

  • Care Plus

  • Unidas - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde

  • FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar

  • Abramge - Associação Brasileira de Planos de Saúde

  • Ameplan - Associação de Assistência Médica Planejada


Em nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) diz que recebeu a notificação e "está à disposição para contribuir com informações técnicas na busca por elucidar pontos importantes sobre as operadoras dos planos de saúde e às regras a que estão submetidas".


"A entidade reafirma seu compromisso institucional na busca pela sustentabilidade do setor de saúde suplementar, que tem como objetivo oferecer atendimento eficiente e de qualidade ao beneficiário", diz a Abramge.


Na notificação, a secretaria dá prazo de 10 dias para as operadoras informarem:


  • o número de cancelamentos unilaterais realizados por cada empresa em 2023 e 2024;

  • os motivos para os procedimentos;

  • quantos, entre os beneficiários atingidos, estavam em tratamento e exigem assistência contínua de saúde;

  • quantos, entre os atingidos, eram idosos ou portadores de transtornos globais de desenvolvimento;

  • qual a faixa etária dos clientes que tiveram as apólices canceladas.


A Senacon cita as "situações de vulnerabilidade" de consumidores que são comunicados em um espaço curto de tempo, "o que impossibilita aos consumidores buscarem alternativas para a situação".


"Ademais, cabe destacar os beneficiários que estão em tratamento, seja para câncer, autismo ou qualquer outra situação que exija prestação de assistência contínua ou a longo prazo", diz o governo.

Fonte: G1


 
 
 

Comentarios


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page