top of page

Ozempic: aumentam relatos de overdose de semaglutida nos EUA; conheça os sintomas



Entre janeiro e novembro deste ano, os centros de intoxicação dos Estados Unidos receberam 3 mil relatos de superdosagem de semaglutida (substância usada no Ozempic). Houve um aumento de 15 vezes no registro de episódios desde 2019. As informações são da CNN.


Pacientes relataram sintomas como vômito e diarreia como consequência da administração equivocada, de doses até dez vezes maiores do que as recomendadas. Os registros foram abertos por adultos entre 40 e 70 anos, sendo que a faixa mais atingida é a de 60 a 69 anos.


Aprovada no país em 2017, a semaglutida é usada para tratar diabetes, sob o nome comercial de Ozempic, e obesidade, vendida como Wegovy. Desde que virou moda para a perda de peso, com o aval de celebridades, o remédio teve um crescimento de demanda nos EUA. Em 2022, a FDA, órgão regulatório de drogas do país, detectou escassez nos estoques.


Por conta da alta procura, algumas farmácias e clínicas começaram a vender versões manipuladas da substância, que segundo especialistas são comercializadas com dosagem alterada, sem supervisão. A FDA já notificou ao menos duas empresas por vendas dessas variantes on-line. A fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, já processou clínicas e spas pela venda irregular.


Entre os relatos recebidos pelos centros de intoxicação, segundo a CNN, está o de um homem de 50 anos que administrou 50 doses do medicamento em vez de cinco e teve vômito e náusea durante uma semana. Uma mulher de 33 anos recebeu uma aplicação de semaglutida num spa sem saber a dosagem e foi internada com dores abdominais e vômito incessante.


Em outro caso, um paciente não entendeu o funcionamento da caneta usada para autoaplicação da substância. Regulou a dose no máximo e tomou o equivalente a uma semana de doses indicadas. A Novo Nordisk, em nota, afirmou que está fazendo o máximo para preservar a saúde dos pacientes que se tratam com a substância: “Estamos tomando diversas providências para assegurar o uso responsável da semaglutida”.


Segundo o Centro de Intoxicação do Missouri, os sinais de superdosagem da semaglutida são:


  • Sensação de fraqueza ou tontura

  • Sensação de tremor ou espasmos

  • Calafrio, suor excessivo

  • Irritabilidade e impaciência

  • Dor de cabeça

  • Fadiga

  • Náusea e/ou vômito

  • Convulsão

  • Desmaio


Fonte: O Globo

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page