top of page

Opinião do especialista | Médica fala sobre a prevenção ao câncer de mama no Outrubro Rosa

Atualizado: 28 de out. de 2020


 
 

A prevenção e a detecção precoce do câncer de mama são essenciais para reduzir o índice de mortalidade da doença, mas antes de entrar especificamente nesses assuntos, é preciso compreender melhor como essa doença se desenvolve.


O câncer de mama é resultado da multiplicação anormal e desordenada de células da mama, formando um tumor. Esse comportamento das células é provocado por uma alteração genética, que pode ser herdada (o que ocorre apenas em cerca de 10% dos casos) ou espontânea, provocada ao longo da vida.


No Outubro Rosa acontece a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que atinge em maioria as mulheres.


Opinião do Especialista


Dra. Thauana Dias dos Santos, especialista em Mastologia
Dra. Thauana Dias dos Santos, especialista em Mastologia

Por isso, o Portal Saúde Agora perguntou a opinião da médica especialista em Mastologia Dra. Thauana Dias dos Santos sobre os cuidados, riscos e a prevenção ao câncer de mama. Confira a opinião da especialista:


Portal Saúde Agora: Quais fatores de risco mais comuns para o câncer de mama?


Dra. Thauana Santos: O câncer de mama não tem uma única causa. Vários fatores de risco podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença.

Primeiro, a idade, geralmente a partir dos 50 anos a incidência de câncer de mama é maior. Também história reprodutiva, primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa após os 55 anos, primeira gravidez após 30 anos, nao ter filhos, uso de anticoncepcional e terapia de reposição hormonal.

Outros fatores incluem : obesidade, um ingestão de alcool, tabagismo.

O fator genético e hereditário responde a 5-10% dos casos.


Portal Saúde Agora: Qual a diferença para o câncer de mama em homens e mulheres?


Dra. Thauana Santos: Primeiro que há muita semelhança entre o câncer de mama em homens e mulheres, porém algumas coisas diferem. O tamanho da mama é um fator diferencial. A mama das mulheres geralmente é mais desenvolvida e maior que nos homens.

Outra diferença é que as mulheres são mais conscientes e os homens acabam ignorando pequenas alterações, por exemplo, pequenos nódulos ou secreções mamilares suspeitas. Eles também não tem programas especiais de conscientização.


Portal Saúde Agora: Como prevenir o câncer de mama?


Dra. Thauana Santos: A prevenção do câncer de mama se baseia em ações que vão ser realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. Os fatores modificáveis Incluem: hábitos de vida saudáveis, atividade física, dieta equilibrada, redução do peso corporal, evitar alcool e cigarro.

Os fatores relacionados a genética, história reprodutiva, sexo e idade, são chamados de não modificáveis.


Portal Saúde Agora: Qual a diferença entre prevenção e detecção precoce do câncer de mama?


Dra. Thauana Santos: Como citado anteriormente, prevenção são atitudes, ações, atividades que se realiza para que evite aumento do risco ou o diminua.

Detecção precoce diz respeito a promover ações que favoreçam o diagnóstico da doença mais cedo possível.

A mamografia é um exame que favorece a detecção precoce. E reduz o risco de morte por cancer de mama, exatamente por conseguir sinalizar tumores em estágios iniciais.

É importante que seja realizado a partir dos 40 anos.

Com o diagnóstico precoce o tratamento geralmente tem maior chance de cura, chegando 95-98%.


O maior Portal de Saúde do Facebook agora no Instagram!

76 visualizações0 comentário
bottom of page