top of page

Opinião do Especialista | médica cirurgiã fala sobre lipoaspiração


 
 

Ter um corpo definido é desejo de vários brasileiros. Um levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), de dezembro de 2019, mostrou que foram registradas quase 1,5 milhão de cirurgias plásticas estéticas em nosso país, além de mais de 969 mil procedimentos estéticos não-cirúrgicos.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, é um dos procedimentos mais requisitados no Brasil. Na maioria das vezes, quem busca quer remodelar áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura.


O Portal Saúde Agora perguntou a opinião da médica cirurgiã Dra. Luciana Netto Gonçalves (CRM 19109) sobre como é realizada a lipoaspiração e que cuidados o paciente deve ter quanto ao procedimento. Confira a opinião da especialista!


Portal Saúde Agora: Como é realizada a cirurgia de lipoaspiração?


Dra. Luciana Netto: A lipoaspiração é uma cirurgia plástica realizada com cânulas e vácuo para aspirar a gordura em determinadas áreas que estão com excesso de gordura localizada. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo como abdome, flancos, dorso, culote, pernas, braços, papada e até na face. É uma cirurgia que pode ser classificada como pequena, média ou grande, dependendo da quantidade de gordura a ser retirada e região do corpo abordada.


Portal Saúde Agora: Quais os riscos e cuidados que devem ser tomados para a realização deste procedimento?


Dra. Luciana Netto: Os riscos da lipoaspiração são seroma, hematoma, infecção, embolia e até perfuração de órgãos. Sendo assim, é uma cirurgia que exige cuidado que inicia desde a escolha do profissional que deve ser capacitado para tal procedimento, como os cirurgiões plásticos. Também deve escolher o local da cirurgia, que deve ser em clínica ou hospital que tenham todos os requisitos necessários para esta cirurgia. Além disso, a pessoa que deseja fazer a lipoaspiração deve seguir as orientações do profissional que fizer a cirurgia, que em geral, inclui fazer drenagem linfática e uso de cinta, para diminuir o edema pós operatório, fazer uso adequado das medicações prescritas, ter uma alimentação saudável, fazer repouso adequado e evitar consumo de bebida alcoólica e drogas no pós operatório recente.



Instagram da Dra. Luciana Netto Gonçalves: instagram.com/luciananettogoncalves


Siga o Portal Saúde Agora no Instagram!

401 visualizações0 comentário
bottom of page