top of page

Opinião do especialista | Angiologista esclarece dúvidas sobre varizes


 
 

Após ficar muito tempo sentado ou em pé, você sente a sensação de pernas pesadas? Frequentemente, surge uma queimação ou formigamento na região que se intensifica ao final da tarde ou à noite? Ou, ainda, ao vestir uma calça ou um short, notou o aparecimento de alguns vasinhos? As situações descritas são alguns dos sintomas das varizes, veias dilatadas com coloração púrpuro-azulada. Quando não tratada, a condição pode desencadear doenças graves.


O Portal Saúde Agora perguntou a opinião do médico angiologista Dr. Luis Angelo Braga Morosini (CRM-DF 17566) sobre as causas e tratamentos contra as varizes. Confira a Opinião do Especialista!


Portal Saúde Agora: O que são e quais são as causas das varizes?


Dr. Luis Angelo: Varizes é o termo utilizado para definir as veias que, por diferentes processos, tornaram-se dilatadas, alongadas e tortuosas, apresentando perda da função valvar e alterações da parede associadas à hipertensão venosa.


Portal Saúde Agora: Que complicações decorrentes das varizes podem demandar cuidados médicos?


Dr. Luis Angelo: As varizes dos membros inferiores são muito variáveis na sua forma de apresentação e complicações. Consideram-se como complicações habituais de varizes a dor, fadiga e sensação de peso nos membros inferiores e, menos frequentes, sintomas de ardor, prurido, formigamento, calor, edema, cãibras, tromboflebites e hemorragia pela lesão de uma varize. Todas essas complicações requerem acompanhamento e tratamento por médico especialista.


Portal Saúde Agora: Qual é o tratamento recomendado para as varizes?


Dr. Luis Angelo: O tratamento dos pacientes com varizes pode ser subdividido em:

1) Orientações gerais.

2) Terapia medicamentosa.

3) Terapia compressiva.

4) Escleroterapia (aplicação).

5) Tratamento cirúrgico.

6)Ablação térmica ou não térmica.

7)Tratamento das complicações da doença varicosa.


É preciso salientar que a cirurgia está indicada sempre que se desejar eliminar as veias varicosas existentes, seja por motivo estético, seja funcional. Mas a cirurgia não exclui o tratamento clínico, e não existe uma técnica cirúrgica única para todos os pacientes.


O Dr. Luis Angelo atende no Centro Clínico Salutá, em Brasília - DF.


80 visualizações0 comentário
bottom of page