top of page

Olhos de bebê mudam de cor após tratamento contra Covid

Foto do escritor: Portal Saúde AgoraPortal Saúde Agora


Um bebê de Bangkok, capital da Tailândia, teve uma reação inusitada após ser tratado contra Covid. A criança ficou com os olhos de outra cor após ser medicada para combater a infecção.

Em janeiro, quando tinha seis meses, a criança foi levada pelos pais a um hospital. Na ocasião, apresentava febre e tosse intensa. Os médicos prescreveram o medicamento favipiravir, um antiviral e, 18 horas depois, a cor dos olhos do nenê estava diferente.


O caso foi relatado pelos médicos do bebê, na edição de abril da revista Frontiers in Pediatrics. Segundo o documento, os olhos da criança, que antes eram castanhos escuros, passaram a brilhar em um tom de violeta diante da exposição à luz solar.


Três dias depois do ocorrido, os pediatras do Hospital Chulabhorn suspenderam o antiviral e, com mais dois dias, os olhos da criança voltaram à cor normal. A equipe médica acredita que a mudança ocorreu devido às substâncias químicas fluorescentes liberadas pela droga.


“Pode ser devido ao medicamento, seus metabólitos ou componentes adicionais do comprimido, como dióxido de titânio e óxido férrico amarelo”, aponta o relato.

Segundo o relato médico, os olhos do bebê voltaram a cor castanho escura cinco dias após interromper o tratamento com o antiviral


Favipiravir


O favipiravir é um medicamento antiviral desenvolvido por uma empresa japonesa. Ele não é excluivo contra a Covid. A medicação é utilizada principalmente para a Influenza e aparenta ter efeitos adversos, embora seja liberado para uso na China e no Japão. No Brasil, até o momento, não tem registro.


“São necessárias mais investigações para determinar a causa exata da descoloração dos olhos e quaisquer efeitos a longo prazo para entener a relação entre o favipiravir e a alteração”, pondera o relato médico.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page