Odontopediatria: qual a idade ideal para levar a criança ao dentista?

A odontopediatria é fundamental para ensinar as crianças a cuidarem da saúde bucal. Mas, será que existe uma idade certa para começar os filhos ao dentista?

Foto: DINO / DINO

Ou seja, é na infância que se deve mostrar a importância de cuidar dos dentes, pois além de evitar traumas com dentistas, ele as ajudará a chegar à vida adulta sem grandes problemas bucais.publicidade

E para que isso aconteça, os odontopediatras são grandes aliados.

Qual a função de um odontopediatra?

Como o próprio nome já diz, a Odontopediatria une a Odontologia e a Pediatria . Este profissional então é responsável por avaliar, cuidar e tirar eventuais dúvidas dos pais sobre a saúde bucal dos filhos.

É indicado que antes mesmo da criança nascer, já haja um acompanhamento no pré-natal com um odontopediatra, porém, caso isso não aconteça o ideal é que os pais comecem a levar os filhos quando nascerem os primeiros dentes de leite, o que acontece por volta dos 6 meses de idade.publicidade

Nas primeiras consultas o odontopediatra deverá avaliar a cavidade oral do bebê e o desenvolvimento dos dentes e dos maxilares.

Já para crianças maiores é ele que sanará diversas dúvidas dos pais sobre a troca dos dentes de leite e ensinar como deve ser feito uma escovação correta.

Podemos citar também como tratamentos feitos por odontopediatras:

• Identificar lesões de cárie; • Limpeza (ou profilaxia); • Tratamento de lesões de cáries (muito comum em crianças); • Avaliar a saúde da gengiva e dos tecidos que estão ao redor dos dentes; • Avaliar a cronologia de nascimento e troca dos dentes, além do desenvolvimento da oclusão (mordida); • Entre outros.publicidade

Além disso, a Odontopediatria tem como objetivo desmistificar o medo que pessoas possuem de dentista, que começou com alguma experiência desagradável na infância.

A importância da odontopediatria na vida das pessoas

Muitas pessoas não dão a devida atenção aos odontólogos, porém, eles possuem um importante papel em nossas vidas.

É fundamental que comecemos a nos consultar com eles logo na infância, para mantermos uma boa saúde bucal e um sorriso bonito.

Fonte: Terra

#crianças #dentista #Odontopediatria

3 visualizações0 comentário