O apresentador Rodrigo Faro, de 50 anos, chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar vídeos em que pratica calistenia, na qual se utiliza o peso do próprio corpo. Segundo uma entrevista recente à revista GQ, com os treinos de duas vezes por semana utilizando esta técnica e três dias de musculação, ele afirma que chegou à porcentagem de 12% de gordura corporal, considerada ideal para atletas.
O que é calistenia?
A calistenia é um tipo de treinamento que utiliza o peso do próprio corpo e trabalha vários músculos ao mesmo tempo, o que favorece o gasto calórico. A pratica tem como principal objetivo trabalhar a força e resistência muscular, não sendo necessário usar equipamentos de academia. E como não precisa de muito espaço para fazer os exercícios, mas sim de uma barra fixa, vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.
Entre os segmentos da técnica estão: Street lifting, Endurance, Strenght, Strenght Power e o Street Workout.
Quais são os benefícios da calistenia?
Entre os principais benefícios dos exercícios de calistenia, têm-se: aumento da flexibilidade e da mobilidade articular, aumento da resistência e força muscular, maior consciência corporal, aumento da massa muscular, ativação do metabolismo, diminuição do percentual de gordura, desenvolvimento da coordenação motora e melhor equilíbrio corporal. Além disso, ele pode ser feito em áreas livres, com muito verde, como em praças e parques, o que faz o praticante ter mais estimulação e ânimo.
Os exercícios da calistenia que podem ser usados em treinamentos funcionais de academia ou em outros segmentos do esporte. Os agachamentos, por exemplo, trabalham quase todos os músculos das pernas e os glúteo), já as puxadas em barra fixa (alta ou baixa), são usadas para fortalecer o peitoral, costas e ombros. Também pode ser feitos o tríceps no banco, flexão de braço, abdominais e pranchas.
Quais são os riscos da calistenia?
Por ser uma técnica que trabalha com muitos músculos ao mesmo tempo, ela pode ter riscos sérios, como lesões e fraturas em diferentes partes do corpo, como pernas, braços, tronco e coluna. É extremamente importante que os exercícios de calistenia sejam feitos sob orientação de um instrutor capacitado para que se tenha a garantia de que as técnicas estão sendo realizadas corretamente.
Fonte: O Globo
Comments