top of page

O pênis pode diminuir? Veja 5 fatores que podem afetar tamanho



O tamanho do pênis ainda é um tabu para muitos homens. E a possibilidade de que ele diminua assusta muita gente. O urologista Mario Fernandes Chammas, do Hospital DF Star, afirma que dúvidas e queixas sobre o tamanho do órgão são comuns no consultório médico.


“Eles pensam que têm um órgão pequeno, quando estão dentro da média. O tamanho médio é de 9,1 cm flácido e 13,2 cm ereto”, esclarece.

O encolhimento do pênis pode ocorrer diante de alguns fatores. E, o primeiro deles, ninguém escapa. O envelhecimento leva a uma diminuição do órgão sexual, isso porque, com o tempo, o corpo perde colágeno, que é essencial na manutenção da elasticidade da pele.


“O pênis é composto por duas estruturas esponjosas paralelas, conhecidas como corpos cavernosos. Quando elas se enchem de sangue, o pênis fica ereto e maior. Com o tempo, a capacidade de bombeamento de sangue diminui, até pela perda de colágeno”, comenta Chammas.


Especialistas ouvidos pelo Metrópoles esclarecem o que pode causar o “encolhimento” do pênis:


1- Envelhecer


“O pênis é um tecido que precisa de elasticidade. Uma pele sem colágeno fica menos flexível. A vascularização de uma pessoa na terceira idade também não é a mesma de alguém jovem. A ereção fica mais flácida e dá a percepção de que o pênis diminuiu”, afirma o urologista Mario Fernandes Chammas, do Hospital DF Star.


2. Fumar


O tabagismo provoca danos aos vasos sanguíneos, isso dificulta a chegada do sangue nos membros inferiores do corpo, inclusive no pênis. O urologista João Brunhara, co-fundador da plataforma Omens – dedicada à saúde masculina, explica que o hábito de fumar pode aumentar o risco de disfunção erétil.


“Ficar sem ereção por muito tempo pode levar à fibrose do pênis. A fibrose tem um conceito parecido com o da atrofia. Se o pênis não se expande, ele fica cada vez menos elástico e menor”, afirma Brunhara.

3. Engordar


O ganho de peso dá a percepção de que as extremidades do corpo são menores. “O pênis não encolhe quando você ganha peso. Trata-se apenas de uma percepção de encolhimento. Como o órgão fica fixado no pé da bacia e no local há uma concentração de gordura, a impressão é que o pênis está menor”, afirma Chmmas.


4 – Cirurgia de próstata


Homens que passam por uma prostatectomia, retirada da próstata para tratar tumores, podem enfrentar uma redução do órgão. Os especialistas ainda não têm certeza sobre a causa exata desse fenômeno.


“Cerca de 9% dos homens que passam pela cirurgia na próstata dizem ter percebido uma alteração no tamanho do pênis. São casos de fibrose, mas que podem ser revertidos em aproximadamente um ano com a prática de atividades sexuais”, afirma Chammas.


5 – Doença de Peyronie


Muitos homens apresentam um pequeno grau de curvatura do seu pênis ereto. Para quem tem a doença de Peyronie, essa curvatura é mais acentuada. A causa do problema é uma inflamação no pênis, que resulta na formação de tecido cicatricial fibroso, diminuindo o tamanho do órgão.


Fonte: Metrópoles

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page