top of page

Nunca é tarde: parar de fumar em qualquer idade (até após os 70), traz grandes benefícios à saúde, mostra novo estudo



As pessoas que param de fumar têm grandes benefícios na expectativa de vida, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto.


O estudo, publicado no NEJM Evidence , mostra que os fumantes que param de fumar antes dos 40 anos podem esperar viver quase tanto quanto aqueles que nunca fumaram. Aqueles que param de fumar em qualquer idade retornam perto da sobrevivência de nunca terem fumado 10 anos depois de deixar de fumar, e cerca de metade desse benefício ocorre em apenas três anos.


“Parar de fumar é eficaz na redução do risco de morte e as pessoas podem colher esses frutos de forma notavelmente rápida”, disse Prabhat Jha, diretor executivo do Centro de Pesquisa em Saúde Global da Universidade de Toronto.


O estudo observacional incluiu 1,5 milhão de adultos em quatro países (EUA, Reino Unido, Canadá e Noruega), acompanhados ao longo de 15 anos. Os fumantes com idades entre 40 e 79 anos corriam um risco quase três vezes maior de morrer em comparação a aqueles que nunca fumaram, o que significa que perderam em média 12 a 13 anos de vida.


Os ex-fumantes reduziram o risco de morte em 30%, em comparação aos que nunca fumaram.

“Muitas pessoas pensam que é tarde demais para parar de fumar, especialmente na meia-idade”, disse Jha. "Mas os resultados contrariam essa linha de pensamento. Nunca é tarde demais, o impacto é rápido e é possível reduzir o risco das principais doenças, o que significa uma vida mais longa e melhor."


Os pesquisadores descobriram que parar de fumar reduz o risco de morrer de doenças vasculares e câncer, sobretudo. Os ex-fumantes também reduziram o risco de morte por doenças respiratórias.


Fonte: O Globo

4 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page